Sinalização corporativa e sua importância para a imagem da empresa

sinalização

Organização é algo importante nos mais variados setores da empresa, como gestão de estoques, de pessoal ou de frota. Isso não é diferente na sinalização corporativa, que além de bem posicionada, deve estar perfeitamente alinhada à marca.

Lembre-se de que assim como o mobiliário escolhido, o logotipo e até a forma como escreve os seus e-mails, a sinalização corporativa também representa a forma como a imagem da sua organização é transmitida, tanto para os seus colaboradores, quanto para os clientes.

Por isso, é preciso contar com uma imagem institucional bem definida, que vá desde o uniforme até a sinalização corporativa. Cores, formatos e estilos precisam conversar entre si, para que as pessoas consigam ver a sua empresa como sólida e estruturada.

Quando esses cuidados não são tomados e cada coisa é feita de uma forma, pode resultar em uma imagem de amadorismo, que certamente prejudicará os negócios.

Sinalização corporativa interna

Onde fica o banheiro? Há bebedouro disponível? Como chego no RH? Há elevador? Qual o setor de protocolo? Todas essas perguntas podem e devem ser respondidas pela sinalização corporativa bem feita.

Podem ser com placas, desenhos no chão, pinturas em paredes, adesivos, entre outros recursos. Essa sinalização vai ajudar tanto a equipe, em sua rotina diária, quanto os clientes e parceiros que forem até a sede da sua empresa.

Sinalização criativa dos banheiros na OCA Coworking. Projeto: Aonze Arquitetura. Mobiliário: RS Design. Fotos @ederbruscagin

Sinalização criativa dos banheiros na OCA Coworking. Projeto: Aonze Arquitetura. Mobiliário: RS Design. Fotos @ederbruscagin

Vale lembrar que a sinalização correta e adequada à imagem da sua instituição, é essencial desde pequenas até para grandes organizações. Afinal, a sensação da visão geral da sua empresa é sempre marcante, principalmente para visitantes. Assim, um visual agradável e correto deve ser mantido em todos os sentidos, desde móveis, até placas.

Tipos de sinalização corporativa internas

São vários os tipos de avisos que devem ser informados através da sinalização corporativa. Na hora de planejar, lembre-se de que ela pode ser classificada em três categorias:

  • Sinalização de segurança: são as placas que indicam perigo ou o que fazer em caso de perigo como: onde estão os extintores de incêndio, saídas de emergência, piso molhado, interdição de corredores quando estiver sendo feita a reposição de estoque, entre outras;
  • Sinalização arquitetônica: serve para orientar parceiros e clientes. Indicam localização do banheiro, onde ficam os elevadores, em que piso a pessoa está, entre outros.
  • Sinalização promocional: usada para chamar a atenção do cliente para algo. Por exemplo, se você irá aplicar a sinalização corporativa em uma loja de roupas e parte dela está em promoção, a sinalização promocional servirá para atrair as pessoas para essa área do estabelecimento.

Como ter uma sinalização corporativa eficiente

Há vários fatores que devem ser estudados, antes de sair distribuindo placas. A primeira coisa que deve ser levada em conta é a imagem que a empresa quer passar.

Uma loja de brinquedos, por exemplo, pode indicar o banheiro feminino e masculino com algum tipo de desenho na porta, como um ursinho segurando uma faixa dizendo se é de menino ou menina.

Como você deve imaginar, o mesmo não poderá ser feito em um escritório de advocacia, não é? Não passa uma boa impressão para o cliente, se ele chegar lá para tratar de um processo sério e encontrar plaquinhas em formatos de urso, concorda? Por isso, respeitar a identidade, a instituição é a primeira coisa a ser feita. A cultura da empresa sempre ganha, ou seja, é muito importante entender qual é a identidade da marca, quais são os propósitos e objetivos e procurar deixar tudo alinhado com a comunicação visual.

Outro ponto é ficar atento às cores. Pode-se ou não alinhar as cores das placas de sinalização com as cores da empresa; tudo dependerá do tipo de negócio. E é muito importante que toda a comunicação seja bem posicionada e facilmente visível.

Sinalização indicando os setores da empresa. Crédito Divulgação RS Design

Sinalização indicando os setores da empresa. Crédito Divulgação RS Design

Foque na identidade visual da sua empresa e conquiste clientes e colaboradores fiéis.

A RS Design está sempre buscando dicas para melhorar o seu negócio como um todo. E se precisar de projeto de mobiliário corporativo, totalmente alinhado à cultura da sua empresa, fale conosco.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>