Renove sua empresa e se diferencie no mercado

Renove-ambiente

Como a sua empresa pode conseguir melhores resultados? Em grande parte, a resposta para esta pergunta vem da eficiência da equipe de colaboradores. Se ela é produtiva, a organização caminha e se destaca. Por outro lado, se a equipe de trabalho não está motivada a tendência é de que a instituição regrida ao invés de progredir.

É por isso que é necessário cuidar bem de quem faz a sua empresa caminhar, ou seja, dos seus colaboradores. Além da valorização profissional, cabe ao gestor proporcionar um ambiente agradável, que se alinhe às necessidades dos profissionais.

Veja algumas dicas do que renovar no ambiente de trabalho visando aumentar a produtividade da equipe.

Rigidez é inimiga da produtividade

Antigamente, era comum encontrar ambientes rígidos em empresas, com cobrança, pouca interação e horários que não podiam ser alterados de forma nenhuma, mas isso mudou.

Pouco a pouco, o setor administrativo foi percebendo que essas atitudes mais atrapalhavam do que ajudavam. Afinal, de nada adianta um funcionário chegar no horário em ponto se ele está descontente e não produz bem.

Sendo assim, um bom início para quem quer melhorar o ambiente e consequentemente fazer a empresa crescer, é adotar a flexibilidade no sistema de gestão.

Você pode, por exemplo, deixar que eles escolham o horário que irão trabalhar e até propor o trabalho home office em alguns dias da semana, estabelecendo metas. Você sabia que pessoas que trabalham em casa são mais produtivas?

Pelo menos foi isso que sugeriu o resultado de um estudo chamado de Global Evolving Workforce, que foi patrocinado pela Dell e Intel. Dos entrevistados no Brasil, 54% revela que aumentou a sua produção depois que começou a trabalhar em casa.

É claro que é importante a pessoa ter um perfil adequado para trabalhar em home office. Além de ter organização e responsabilidade, o profissional deve ser habituado a cumprir metas. E a empresa deverá analisar quais pessoas de sua equipe atendem a este perfil, antes de mudar o sistema de trabalho.

Flexibilidade também nos espaços de trabalho

Além da flexibilidade de horário, a empresa pode oferecer espaços flexíveis de trabalho.

Durante uma jornada de trabalho, podemos desenvolver diversos tipos de atividades. Em momentos de trabalhar numa planilha, por exemplo, precisamos de concentração, e será bacana se a empresa oferecer um espaço para isso. Pode ser uma área um pouco isolada, com atenuação visual e sonora ou pode ser uma área totalmente fechada, com Divisórias de Vidro, por exemplo.

Espaço para atividade concentrada com Divisórias de Vidro da RS Design.

Espaço para atividade concentrada com Divisórias de Vidro da RS Design.

Em outros momentos, pode ser necessário interagir com a equipe, de forma mais colaborativa e para isso, as Estações de Trabalho são infalíveis.

 

Espaço para atividade colaborativa com Estação de Trabalho Aluminium da RS Design.

Espaço para atividade colaborativa com Estação de Trabalho Aluminium da RS Design.

Ainda terá momentos onde o relaxamento será necessário e os famosos espaços de “descompressão” são indicados.

Área de Descompressão do Escritório da Twist Bioscience. Crédito: Reprodução Office Snapshots

Área de Descompressão do Escritório da Twist Bioscience. Crédito: Reprodução Office Snapshots

Ou seja, sem ter um local fixo, a pessoa escolhe onde quer trabalhar, para produzir melhor. E é claro que a tecnologia – com total conectividade – tem que imperar em toda empresa para facilitar esta dinâmica.

Incentive o bom convívio entre os colaboradores

As pessoas passam cerca de 8 horas convivendo no trabalho. Para que elas se sintam bem é preciso ter um ambiente harmonioso e um bom relacionamento entre as equipes. Parece óbvio, porém muitas empresas não tem o cuidado de incentivar um bom ambiente de trabalho.

Para tornar essa convivência melhor, você pode realizar atividades de integração, como confraternização em datas comemorativas, treinamentos em equipes e até incentivar a hora do café, para que todos interajam.

Lembre-se de que colaborador feliz é colaborador produtivo.

Portanto investir no clima de trabalho é investir no seu negócio.

E isso engloba ações:

  • Para melhorar o relacionamento de todos, com menos rigidez e formalidade, sem deixar de lado o profissionalismo e o cumprimento de metas.
  • De investimento estratégico no espaço físico, que impulsionará o desempenho da equipe e a retenção de talentos na empresa.

Saiba que investir em móveis e redecorar o ambiente é uma das formas de motivar a equipe. Lembre-se de oferecer móveis adequados e ergonômicos para que os colaboradores se sintam confortáveis ao trabalhar, sempre alinhados a um projeto corporativo bem elaborado e pensado nas características da sua empresa e na forma como as pessoas trabalham.

Para oferecer isso da melhor maneira, é necessário contar com a ajuda de uma empresa especializada. A RS Design tem tudo o que você precisa e profissionais capacitados para ajudá-lo com o projeto de móveis ideal para a sua empresa.

 

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>