Qual o impacto das Cores nos Ambientes de Trabalho?

Tendências
Empresa de tecnologia revitalizando seu ambiente de trabalho com o mobiliário da RS Design e uma paleta de cores estrategicamente escolhida para energizar a equipe.

Hoje, já se sabe que as cores influenciam diretamente na produtividade, criatividade e no bem-estar das pessoas, indo muito além de meras escolhas estéticas. Desse modo, conhecer o impacto das cores nos ambientes de trabalho é fundamental!

Longe de serem importantes apenas para o design dos espaços, as cores têm o poder de, por exemplo, estimular ou desmotivar os colaboradores.

Neste post, exploraremos como o uso estratégico das cores pode transformar os ambientes corporativos, alinhando-se às necessidades e objetivos de cada organização.

Vamos lá?

Qual a relação entre Cor, Atividade e Estímulo?

Atualmente, o uso das cores nos ambientes de trabalho não é — ou, pelo menos, não deveria ser — feito de maneira aleatória. Pelo contrário, pois existe um propósito bem definido que leva em consideração o tipo de atividade a ser realizada.

Cada cor evoca sensações, emoções e estímulos específicos, que podem ser utilizados para criar ambientes propícios a determinadas tarefas.

No site da RS Design, existe uma seção chamada “Inspire-se” com diversos Moodboards justamente sobre a relação entre a escolha das cores e materiais e os estímulos provocados no ambiente.

Ao escolher uma cor quente, como o amarelo, por exemplo, existe a relação direta com criatividade e energia. Mas isso dependerá de outras combinações e da saturação (intensidade da cor) em que você usará esse tom de amarelo. Se você escolher um tom menos saturado, como um mostarda, e combiná-lo com outros tons mais terrosos e naturais, possivelmente a sensação transmitida será de calma e aconchego, como demonstra o moodboard acima.

Tudo dependerá do objetivo que se quer alcançar em determinado ambiente. No caso dos espaços corporativos, devem ser feitas perguntas: O que precisa ser estimulado nas pessoas naquele espaço? O que as pessoas precisam? Como melhorar o trabalho das pessoas? E a partir das respostas pode-se trabalhar com as combinações de cores e materiais.

Nesse outro Moodboard acima, podemos ver que o azul, que é sempre associado a tranquilidade e até seriedade, pode muito bem estar reunido com outras cores mais vibrantes e joviais e passar a estimular a interatividade em um ambiente colaborativo. Novamente, estamos falando de utilizar cores de forma estratégica, aliadas ao mobiliário mais adequado e com propósito bem definido para ajudar na forma de trabalhar das pessoas.

Cor do Logo e Identidade da Marca

Embora o logo da empresa seja comumente utilizado como base para a paleta de cores do ambiente de trabalho, essa não é e nem deve ser uma obrigatoriedade.

A cor do logotipo pode servir como uma referência, mas o mais importante é alinhar as cores do espaço com as sensações, emoções e estímulos desejados para aquela área específica.

Algumas empresas, inclusive, optam por utilizar cores diferentes em seus ambientes de trabalho, mesmo que elas não estejam presentes no logo.

Cada ambiente da empresa Endress+Hauser tem uma cor predominante para fortalecer um dos valores da companhia, criando uma conexão das pessoas com o espaço.

Essa escolha permite uma maior flexibilidade na criação de espaços que sejam verdadeiramente funcionais e que atendam bem às necessidades dos colaboradores.

Como utilizar as cores de maneira correta?

Como vimos, o uso estratégico das cores nos ambientes de trabalho é fundamental para criar espaços que estimulem a produtividade, a criatividade ou a concentração dos colaboradores.

Ao alinhar os tons certos às atividades e aos objetivos da empresa, é possível desenvolver ambientes mais propícios ao bom desempenho e à satisfação das pessoas.

Além disso, tenha sempre em mente que a identidade visual da marca não deve ser um fator limitante na escolha das cores do ambiente. É sempre preferível abrir mão das cores do logo para, por exemplo, promover os estímulos adequados.

O que importa é utilizá-las de forma inteligente, de modo a potencializar o rendimento das equipes a alcançar os resultados desejados pela organização!

As cores do logo sempre podem ser utilizadas numa recepção ou área de atendimento da empresa.

Por outro lado, existem projetos em que as cores da identidade da marca se aliam perfeitamente aos propósitos de estímulos do ambiente. E podem ser utilizadas no espaço, favorecendo ainda mais o fortalecimento e a conexão com a marca.

O que estamos dizendo é que não existe uma regra absoluta. É importante uma análise de cada caso, cada tipo de empresa, do perfil das pessoas que lá trabalham e suas necessidades e a partir disso, elaborar um projeto corporativo envolvendo todas as questões de forma estratégica, inclusive as cores.

Espaço da empresa Thymos Energia no qual o tom laranja da identidade da marca foi utilizado propositalmente em diversos pontos do projeto para remeter ao segmento de energia, estimular a equipe e criar uma conexão com a marca.

RS Design | As Cores Perfeitas para o seu Ambiente

A equipe da RS Design está preparada para analisar as demandas das pessoas que trabalham na sua empresa e fornecer o projeto de mobiliário corporativo certo para cada tipo de atividade. E com isso, também serão sugeridas as cores e materiais ideais para o propósito em cada ambiente.

Pode contar com a RS Design para transformar o seu escritório de forma estratégica, para engajar o seu time e desenvolver a produtividade positiva para o seu negócio.

Marque uma reunião com um de nossos Consultores para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando