Profissionais noctívagos: pessoas que são mais produtivas à noite

Profissionais noctívagos

O profissional noctívago sempre foi visto pelos empregadores como uma alternativa insegura, pois os hábitos noturnos supostamente afetariam a sua produtividade.

Recentemente, muitos estudos têm voltado a atenção para os noctívagos sob uma perspectiva nova, principalmente pela expansão do ‘’universo da internet’’.

Existem bons motivos que destacam os noctívagos como pessoas altamente produtivas:

1. Profissionais noctívagos tendem a ser mais bem sucedidos

Analisando os fatos e pesquisando sobre o passado de cases de sucesso, estudos confirmam a hipótese de que os noctívagos têm maior probabilidade de alcançar o sucesso.

Barack Obama, por exemplo, é um noctívago assumido e cresce a lista de pessoas bem-sucedidas que funcionam melhor no período noturno.

2. Segundo estatísticas, noctívagos são mais inteligentes

Um estudo realizado pela London School of Economics and Political Sciente indica uma nítida correlação entre o QI mais elevado, a capacidade de adaptação e a pré-disposição genética ao ritmo de vida noctívago. O especialista em psicologia evolucionista e responsável pela pesquisa, Satoshi Kanazaw, classifica este comportamento como uma ‘’inovação da evolução’’, ou seja, um claro desvio comparado ao comportamento comum de nossos ancestrais.

3. À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia

Pessoas ativas durante o período noturno não se sentem cansadas para dormir após um longo dia. Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar.

Empresas devem estar atentas para esta categoria de pessoas, muito encontradas nas novas gerações.

Um bom aproveitamento deste tipo de profissional é contratá-lo em sistema home office. As tarefas serão entregues e o profissional desenvolverá o seu próprio horário de trabalho, usufruindo melhor de horários noturnos.

O importante é avaliar a “entrega” do trabalho e não em qual período do dia que foi feito.

As áreas de TI, marketing digital, criação e produção de materiais publicitários já aproveitam este tipo de relacionamento profissional. No entanto, outras áreas também podem contratar profissionais noctívagos. Tudo dependerá da experiência e conhecimento do profissional para o trabalho solicitado.

As empresas que entenderem o perfil deste profissional terão bons resultados para seus objetivos.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *