Por que ter uma área de descompressão no escritório?

Por que ter uma área de descompressão no escritório?

Em uma empresa, a melhor forma de garantir um trabalho bem feito e produtivo é com funcionários saudáveis. E saúde significa mente e corpo sãos!

Por isso, é importante que os colaboradores sintam-se felizes, seguros e participantes da empresa. Desta forma o ambiente ficará totalmente favorável para que o trabalho transcorra com muita fluidez.

Empregadores têm cada vez mais se preocupado com este ponto, diminuindo ambientes de estresse e aumentando os que transmitem bem-estar. As principais áreas de atuação são:

  • Gestão de pessoas;
  • Processos;
  • Tecnologia;
  • Ambiente físico de trabalho

Para que os resultados sejam efetivos, as quatro áreas devem ser melhoradas. A mobilidade dos trabalhadores é um dos principais pontos a se prestar atenção. Se o trabalhador possui tecnologia suficiente para desenvolver seu trabalho de qualquer lugar, então o fará com mais ânimo. É o perfil da nova geração que está atuando ou entrando no mercado de trabalho. Os antigos escritórios, onde cada um possuía sua própria estação de trabalho e ficava ali durante todo o expediente, já não atende à inquietação dessa juventude.

Um ambiente contemporâneo ideal possui:

Salas fechadas para momentos de concentração ou reuniões, mas que podem ter divisórias de vidro, mantendo certa privacidade sem perder a amplitude da visão de todo o escritório;

Estações de trabalho abertas, do tipo plataforma, que permitem que mais de uma tarefa seja realizada ao mesmo tempo e promovam interação entre os colegas;

Área de café, com poltronas confortáveis e bancadas de conectividade.

Área de descompressão: ambiente que promove o descanso, sem se desconectar totalmente da empresa.


Áreas de descompressão: trabalhando com os 5 sentidos

As áreas de descompressão são aquelas que não possuem tanta tensão, ou seja, ambientes agradáveis, que quebram o ritmo de produção contínuo e permitem que o funcionário descanse, principalmente a mente. Trabalhos individuais são os que geram mais estresse emocional, por isso, as áreas de descompressão servem como um escape para que a capacidade produtiva do funcionário não se esgote. A mudança de um ambiente sério para uma área de descompressão gera satisfação profissional.

Neste novo tipo de ambiente, o mobiliário e a decoração são muito importantes, assim como a iluminação, texturas dos revestimentos, aroma suave, som ambiente e algo para agradar o paladar.

É assim, trabalhando os cinco sentidos que criamos um ambiente agradável, que permite até pequenas reuniões mais informais ou trabalhos individuais, além de um relaxamento maior em poltronas e sofás bem confortáveis.


Cores e iluminação

As cores podem ser escolhidas de acordo com o branding da empresa, ou seja, a marca, a imagem da empresa. Elas fazem com que o funcionário tenha orgulho e sinta vontade de trabalhar pela companhia. Esta escolha pode determinar valores como especialidade e responsabilidade da empresa, as cores comunicam.

Também podem ser utilizadas cores totalmente específicas para o ambiente de descompressão. Levando o funcionário para “outro mundo”, totalmente diferente do escritório.

Tudo dependerá do tipo de empresa e do objetivo do projeto a ser desenvolvido.

É importante contratar profissionais especializados em arquitetura e design de interiores.

Na RS Design você poderá obter um projeto personalizado para a sua empresa, com acompanhamento de um Consultor Técnico e fornecimento de mobiliário de linha ou planejado sob medida.

A iluminação também será incorporada ao projeto para transmitir o bem-estar tão almejado neste tipo de ambiente. Pode ser com um tipo de luz um pouco mais ameno do que o do escritório, por meio de luminárias modernas.


Mobiliário

O mobiliário de uma área de descompressão, normalmente é planejado e feito sob medida para o local. Assim teremos ambientes únicos e perfeitos para os colaboradores de determinada empresa.

Podem ter bancadas com cadeiras altas para reuniões mais informais ou simplesmente o uso individual de notebook por um colaborador que procura um ambiente mais arejado para realizar uma tarefa.

Podem ter poltronas e sofás bem confortáveis ou mesinhas e cadeiras (tipo um barzinho) ou ainda pufes e redes.

Aqui a criatividade corre solta!

Consulte a RS Design para um projeto de mobiliário para sua empresa. Cada área da empresa será pensada e projetada com cuidado em cada detalhe, a área de descompressão, inclusive!

Um projeto arquitetônico e de interiores de sala de descompressão deve levar em conta cada empresa como uma cultura única. Os funcionários pensam diferente e cada empregador deve considerar isso no momento de decidir se a área de descompressão será um ambiente separado ou uma extensão da empresa como um todo.

O importante é lembrar que o bem-estar dos colaboradores está diretamente relacionado ao sucesso da empresa!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *