Pet Friendly: O que você acha dessa nova tendência dos escritórios corporativos?

pet-friendly-escritorios

Você sabia que já é possível trabalhar em um espaço pet friendly? Há diversas empresas que passaram a aceitar a presença dos animais de estimação no ambiente de trabalho e que já estão sentindo os diversos benefícios disso. A novidade parece ter interessado também os pesquisadores que já estão acompanhando essa mudança e identificando os benefícios.

Em um estudo feito pela Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, os pesquisadores concluíram que empresas que se tornam um espaço pet friendly percebem uma diminuição do estresse no ambiente de trabalho.

Nessa pesquisa, eles observaram a presença de cães no ambiente laboral e perceberam que quando os pets estavam presentes, os funcionários se sentiam mais satisfeitos e felizes.

Com o ambiente menos estressante, a tendência é de um aumento de produtividade, ou seja, a instituição pet friendly pode perceber uma melhora de todo o processo. Conheça mais sobre essa transformação!

O que é um ambiente de trabalho pet friendly?

Provavelmente, se você ficar atento às novidades de mercado, já viu o termo pet friendly associado a hotéis, bares e lojas, entre outros estabelecimentos. Afinal, esse termo vem se popularizando no Brasil e significa que o espaço é “amigo dos animais”, ou seja, o seu pet é aceito no ambiente e será bem recebido.

Empresas que possuem um animal de estimação promovem um ambiente de trabalho mais leve e menos estressante.

No ambiente de trabalho, esse tipo de interação entre a equipe e um bichinho pode ser feito ao deixar os colaboradores levarem o seu animal de estimação. Mas também há casos nos quais a empresa adota o chamado “office pet”. Nesse caso, ao invés da pessoa levar o seu próprio bichinho, a empresa adota um ou mais pets e permite que eles interajam durante o trabalho com a equipe.

Como tornar o seu espaço pet friendly?

Receber os bichinhos no ambiente de trabalho é algo positivo, mas a empresa deve considerar que esses animais vão precisar de um ambiente adequado. Dessa forma, será preciso fazer algumas adaptações e ter algumas regras, para que tudo dê certo. Dentre elas, por exemplo:

  • Colocar ganchos nas áreas de trabalho para que o tutor possa prender a guia e evitar fugas;
  • Fazer uma escala, para que todos consigam levar o pet. Uma vez por semana, por exemplo, sem que o número de animais fique muito grande, evitando brigas e tumultos;
  • Disponibilizar potinhos de água e comedouro para o tutor alimentar seu pet. Espalhar bebedouros pelo prédio, para que os bichinhos tenham acesso fácil, também é uma boa ideia;
  • Fornecer tapetes higiênicos, para evitar xixi fora do lugar;
  • Ter um espaço externo que possa ser usado para caminhar um pouquinho com o animal e para que ele faça suas necessidades. Um local com terra ou grama pode ser o mais adequado;
  • Disponibilizar cercadinho móvel, para que o tutor coloque perto do seu amiguinho, de forma que evite fugas;
  • Instalar plaquinhas avisando que o ambiente é pet friendly;
  • Garantir que o ambiente seja arejado;
  • Separar o dia que pode levar gatinho, do que pode levar os cães;
  • Lembrar a equipe de que o pet precisa ser dócil;
  • Permitir apenas animais de pequeno porte;
  • Ter a certeza de que os animais estão saudáveis e com a vacinação em dia;
  • Conversar com a equipe sobre essa adesão, afinal, todos terão que estar preparados.

Estamos sempre pensando em dicas para que o seu espaço de trabalho seja o mais agradável possível. Acreditamos que o trabalho pode ser uma atividade leve e interessante, mesmo com todas as responsabilidades inerentes. Pensar no espaço de trabalho é pensar no local em que ficamos a maior parte de nosso dia, então, vamos tornar este espaço agradável e repleto de bem-estar. Se precisar de ajuda no projeto de móveis para escritório, também com este alinhamento de bem-estar, é só falar com a gente!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *