Networking nos dias atuais

Networking nos dias atuais

Você sabia que 70% das contratações são resultados de um bom networking? Pode-se considerar o networking como a arte de criar relacionamentos que trazem vantagens. Atualmente, conhecer pessoas e permitir que elas o conheçam consiste no ponto de partida para tal processo.

É importante lembrar que a tecnologia é também uma grande aliada na hora de gerenciar os contatos. Devido à rotina e correria do dia a dia, redes como Linkedin e Facebook são excelentes ferramentas para estabelecer uma troca de informações e interesses.

Como fazer networking?

O networking permite que você conheça pessoas que podem fazer a diferença em determinadas situações e é algo que você mesmo pode fazer em prol do seu negócio. Fazer networking significa atender aos seus interesses e, ao mesmo tempo, ajudar outras pessoas a satisfazerem os delas.

  1. Saiba se expressar: Seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta;
  2. Planejamento: Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
  3. Cuide da sua imagem: Seja uma pessoa interessante. Isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem informado etc;
  4. Relacionamento: Estabeleça um link de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contato;
  5. Compartilhe: Compartilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
  6. Reciprocidade: Trate seu network como uma irmandade, em que existe fidelidade e ajuda mútua;
  7. Respeite as diferenças: Respeite a diversidade humana e compreenda que cada pessoa tem a sua maneira de pensar, agir e falar;
  8. Cultive sua rede: É preciso cultivar sua rede, sempre mantendo contato com antigos colegas de trabalho, pois são as pessoas que conhecem o seu perfil profissional e pessoal e podem lhe indicar para uma possível vaga de trabalho.

Cuida bem da sua imagem e busque conquistar a confiança das pessoas. Ter um bom curriculum profissional pode levar a pessoa até a porta de uma empresa, mas fazer um bom networking consiste em conhecer a chave que abrem as portas, mas para isso, é preciso tempo e dedicação.  Por fim, mostre que você se importa com os outros e trabalhe para construir uma boa imagem.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *