Iniciar a carreira em home office é uma boa escolha?

Vai iniciar a carreira agora e já está pensando em trabalhar em home office? Essa modalidade de trabalho vem ganhando espaço e já é a preferida de muitos. Uma pesquisa feita pela startup de recrutamento Revelo, a pedido do Estadão, procurou saber qual o trabalho dos sonhos dos profissionais. Para isso, entrevistou 378 pessoas e delas, 69% apontaram o horário flexível e o home office.

Se você também faz parte desse grupo, saiba que é possível iniciar a carreira em home office. No entanto, há prós e contras em realizar essa escola. Veja quais são eles e descubra o que é melhor para os seus objetivos.

Vantagens de iniciar a carreira em home office

As vantagens de iniciar a carreira em home office são praticamente as mesmas de qualquer profissional já atuante neste modelo de trabalho. Veja quais são elas.

Flexibilidade de horário

Normalmente, as regras para quem trabalha em home office tendem a ser diferentes do presencial. No geral, esse profissional trabalha por “job”, por tarefa. Assim, não importa se ele prefere atuar às 3 horas da manhã ou começar às 12 horas. O importante é entregar no prazo.

Para isso, é preciso ter foco, conseguir cumprir a meta e evitar distrações. Embora isso possa parecer desafiador, tem a vantagem de a pessoa trabalhar no seu ritmo e horário.

Mais facilidade em estudar e trabalhar

Com a flexibilidade de horário, fica mais fácil continuar os estudos. Afinal, não será preciso se descolar para o trabalho, ganhando um tempo que pode ser utilizado nos estudos. Dessa forma, iniciar a carreira em home office pode ser uma boa ideia para quem quer fazer um curso universitário presencial, por exemplo, sem parar de trabalhar.

Poder ser empregado ou trabalhar por conta própria

Iniciar a carreira em home office também permite que a pessoa opte por procurar um emprego com carteira assinada ou abrir a sua empresa. Programadores, redatores, contadores e até psicólogos conseguem atuar a distância e prestar serviço sem ter vínculo empregatício.

Ficar longe do trânsito intenso

Trabalhar em casa facilita muito a rotina de quem mora nos grandes centros. Afinal, a pessoa dará adeus ao trânsito e à distância. Ela precisará apenas ir para o espaço de trabalho que criou dentro da sua própria casa.

Contras

Agora vamos analisar os pontos negativos. Veja quais são eles.

Menos contato com profissionais experientes

Muitas vezes, a pessoa vai iniciar a carreira assim que sai da faculdade. Dependendo da área de atuação, é sempre bom contar com o auxílio e as dicas de um colega que está há mais tempo atuando. Ao iniciar a carreira em home office esse contato será mais distante e poderá ser menos eficiente.

Falta de atividades de inovação

No espaço presencial da empresa, o encontro com outros profissionais é altamente positivo para o surgimento de novas ideias e novas visões que podem ajudar e muito o seu trabalho. É assim que acontecem os insights de inovação dentro da empresa, com a conexão presencial e o relacionamento entre as pessoas, o que fica mais difícil no trabalho remoto.

Mais dificuldade em ocupar cargos mais altos

Como a pessoa está longe, fica mais difícil para os superiores avaliarem a capacidade de gestão ou de lidar com problemas, por exemplo. Assim, a promoção pode ficar mais complicada e distante. A pessoa em home office tem a sensação de estar sendo esquecida nas promoções.

Não aprender o ritmo de uma empresa

Fica mais fácil compreender a empresa como um todo se a pessoa está nela e vive tudo o que acontece. Ao iniciar a carreira em home office, o profissional perde isso. Mais uma vez acaba se destacando menos e, muitas vezes, minimizando as chances de se adequar ao perfil da empresa.

Falta de aderência à cultura da empresa

Cada empresa tem sua cultura, suas crenças e à distância fica mais difícil se conectar ao “DNA” da empresa. A empresa perde em engajamento e o profissional pode ficar alienado, e por consequência, desmotivado e não ter aquela sensação de pertencimento ao todo.

Zoom Fatigue

Excesso de reuniões online pode causar o que está sendo chamado de Zoom Fatigue, menção ao famoso aplicativo de conferências que se popularizou na pandemia, pois é altamente mais cansativo prestar atenção em todas as comunicações verbais e não verbais das várias pessoas numa tela do que no presencial.

Seja qual for a sua decisão, é preciso contar com um espaço adequado para trabalhar. Já montou o seu home office? Na RS Design você encontra os melhores móveis. Confira!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *