Fusão da vida social com o trabalho: Estamos preparados?

Fusão da vida social com o trabalho: Estamos preparados?

Cada vez mais presente em nossas vidas, a tecnologia está reduzindo o limite entre a vida pessoal e profissional. É hora de profissionais reavaliarem se estão passando dos limites quando o assunto é trabalho ou diversão. O equilíbrio entre essas duas forças, hoje, é fundamental na busca pela qualidade de vida, principalmente quando somos bombardeados por informações de todos os lados, o que reduz bastante o nosso desempenho, seja em casa ou no trabalho.

Para lidar com essa situação, é preciso administrar bem o tempo e equilibrar o seu trabalho com a rotina do dia a dia. Aqui vão algumas dicas da RS Design, de algumas práticas que vão te ajudar a alcançar esse equilíbrio:

  • Trace objetivos para sua vida. Saber aonde quer chegar e como chegar. Lembre-se, objetivo de vida não é somente no âmbito profissional visando determinado cargo e salário. Tenha planos para a vida, família, amigos, viagens, animais, etc.
  • Nunca leve trabalho para a casa nem leve problemas pessoais para dentro da empresa! Sim, já em um conselho bem batido, mas que funciona. Saiba diferenciar o momento que se têm para resolver cada tipo de problema.
  • Saiba diferenciar os tipos de relacionamentos e amizades. O colega de trabalho pode ser também seu amigo, mas entenda que os problemas do trabalho não devem ser confundidos e pautados nas confraternizações e outros encontros. O que é do trabalho deve ser resolvido lá e no horário adequado para isso. A forma como trata os seus colegas também é importante. É preciso manter a formalidade das relações de trabalho, pois a informalidade pode levá-lo a situações que afetam sua busca pelo equilíbrio.
  • Entenda que seu trabalho não é o seu lar, ou seja, tenha sua conta de e-mail pessoal e profissional, a mesma coisa serve para o celular/telefone corporativo e também endereço residencial. O que é de trato pessoal não tem que ficar pipocando em sua caixa de e-mail no trabalho, sua encomenda comprada no site do exterior não tem que chegar aos seus cuidados na empresa e também nos momentos de lazer e diversão no domingo de folga você não deve ficar ligado no seu computador respondendo e-mail e demandas de trabalho (obviamente quando seu trabalho não for de plantonista ou salvo algumas urgências pré-acordadas, desde que não vire rotina).
  • Atenção nos grupos de WhatsApp! Quantos grupos você tem no WhatsApp hoje? Quantos são da família, amigos, da academia, da escola ou trabalho? Está tudo junto, ali… esperando os seus comentários. Se estiver em um grupo que não faz sentido para você, peça licença e diga que irá sair do grupo. Não precisa fazer comentário de tudo e também há a opção de silenciar grupos. Se for algo relacionado ao trabalho, estabeleça seus próprios limites de contato, respondendo questões após o expediente em casos de muita necessidade. Fácil falar, não é? Se o chefe lhe pergunta algo após o horário e você está no meio de um jantar com a família? O que fazer? Diga a verdade, que está no meio de um jantar. Pergunte se ele pode aguardar a resposta até amanhã ou se for urgente, depois do jantar. Os limites devem ser estabelecidos por você, também na sua vida digital.
  • Em suas redes sociais, cuidado com postagens a respeito de assuntos controversos como política e religião. Há diversos casos divulgados de pessoas que perderam o emprego ou deixaram de ser contratadas por algum tipo de postagem. Isso vale também para posts que fazem apologia às drogas, comentários e postagens preconceituosas, entre outros. As empresas estão cada vez mais ganhando personalidade, defendendo alguns ideais e buscando colaboradores que compactuam com as ideias, então a liberdade de expressão que nos foi dada deve ser usada com sabedoria para que não afete o nosso futuro.

Essas são algumas dicas para ajudá-lo na busca pelo equilíbrio. Lembre-se: não se esforce demasiadamente à apenas um dos lados (profissional ou pessoal). Ambos são importantes e se complementam, por isso, equilibrá-las é fundamental.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>