Estimule seu colaborador a empreender dentro da sua empresa

colaborador-empreendedor

Você tem colaboradores que estão sempre atentos e que gostam de dar sugestões? Pois é, se antigamente as organizações procuravam empregados que apenas obedecessem às regras e cumprissem prazos, sem apresentar muitas opiniões. Hoje as empresas querem gente que fale, dê ideias, soluções e empreenda.

Esse novo perfil é chamado de “colaborador empreendedor”, que nada mais é do que o profissional que atua dentro de uma empresa (como se fosse dele) e fica atento a todas as oportunidades que possam ser positivas para o negócio. Veja mais explicações abaixo.

Como agem os colaboradores empreendedores?

Um exemplo simples pode ajudar você a compreender melhor a diferença entre um colaborador comum e um empreendedor. Vamos supor que duas pessoas trabalhem em uma Organização Não Governamental voltada para o meio ambiente, na área administrativa.

Na hora do almoço, eles vão juntos para se alimentar em um restaurante próximo e ficam sabendo sobre um novo edital, que visa destinar recursos para as questões ambientais. O funcionário comum volta para o trabalho, depois do almoço, e segue fazendo as suas planilhas e fechamentos de mês. Afinal, para isso é que ele foi contratado, não é?

Já o colaborador empreendedor, anota a instituição que está com o edital aberto, chega à empresa, lê e verifica se pode se enquadrar no trabalho da ONG. Se positivo, avisa os demais sobre esse projeto e ajuda com ideias de como desenvolvê-lo. Viu a diferença?

Enquanto um cumpre com suas tarefas, o outro está também preocupado em encontrar novas oportunidades e ajudar a ONG prosperar, mesmo que o trabalho em si não seja diretamente ligado ao que ele desempenha na organização.

Pessoas como ele, ajudam a empresa a encontrar novas oportunidades e expandir os trabalhos, enquanto os funcionários comuns seguem apenas recebendo ordens. Quem você acha que é melhor para a sua instituição?

Como incentivar os empreendedorismo nos colaboradores?

  • Banco de ideias

Dê espaço para o colaborador mostrar as novidades e o que pensa. Você pode criar um banco de ideias em sua empresa. Tenha um e-mail exclusivo para isso ou, melhor ainda, uma plataforma virtual, na qual todos tenham acesso, para que as pessoas possam compartilhar as novidades e sugestões. Um painel para serem fixados post-it® também funciona muito bem!

  • Reuniões

Faça reuniões cujo foco seja ouvir os colaboradores. Tenha uma sala ampla, bem equipada e com móveis adequados, para receber a todos. Escute o que eles têm a dizer. Lembre-se de sempre deixar o escritório com as portas abertas, para recebê-los e ouvi-los. Uma ideia interessante é criar um espaço com arquibancadas. Esta informalidade do espaço físico impacta no comportamento das pessoas e as deixam mais receptivas e colaborativas.

Escritório da Adobe em São Francisco, E.U.A, visitado por Lisandra Mascotto da RS Design em setembro/2018. Divulgação RS Design

Escritório da Adobe em São Francisco, E.U.A, visitado por Lisandra Mascotto da RS Design em setembro/2018. Divulgação RS Design

  • Proponha desafios

A competição entre colegas pode ser saudável. Dependerá apenas de como for conduzida. Proponha metas e premie quem as atingir. Você pode também apresentar um problema e recompensar as melhores ideias de solução com um dia de folga, por exemplo.

Lembre-se de dar alguma recompensa, mesmo que em menor escala, para quem se esforçou mas não ganhou o desafio. Isso ajudará a manter o time motivado.

Espaço para fomentar ideias da Booking, em São Francisco, E.U.A, visitado por Lisandra Mascotto da RS Design em setembro/2018. Divulgação RS Design.

Espaço para fomentar ideias da Booking, em São Francisco, E.U.A, visitado por Lisandra Mascotto da RS Design em setembro/2018. Divulgação RS Design.

Quer ter um espaço adequado para reunir a equipe e incentivar os espíritos empreendedores? Conte com a experiência e visão atualizada da RS Design para desenvolver o seu projeto de mobiliário corporativo!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>