Espaços flexíveis no escritório

espaços-flexíveis-no-escritório-rs-design-1

Os espaços flexíveis no escritório estão ganhando cada vez mais destaque nos projetos contemporâneos.

Esses espaços de trabalho podem ser usados por qualquer colaborador, independentemente do departamento ou do nível hierárquico, em qualquer horário de trabalho.

Vamos falar um pouco destes ambientes e como eles transformam a forma de trabalhar das pessoas.

Quais os benefícios dos espaços flexíveis para a sua empresa?

No projeto de mobiliário corporativo serão avaliadas quais áreas o escritório deve ter para atender a forma como as equipes trabalham.

O que faz sentido para cada empresa é algo singular e não existe um modelo padrão de projeto que vai funcionar em toda companhia. Por isso, é altamente recomendável que a fase de elaboração do projeto seja embasada em muita conversa com proprietários, liderança, pessoal de RH e colaboradores para entender como funciona o tipo de negócio que ganhará um novo escritório.

O tempo que se utiliza nesta fase inicial do projeto é investimento para se obter resultados altamente positivos para as pessoas e por consequência, para o negócio.

Muitas empresas estão adotando áreas flexíveis para todo o lado, sem entender se realmente faz sentido para aquelas pessoas que trabalharão no local.

Os espaços flexíveis normalmente possuem mobiliário mais informal para que as pessoas se sintam mais à vontade e interajam de forma natural umas com as outras.

As equipes que trabalham de maneira colaborativa vão entender e usufruir muito bem destas áreas. Cada pessoa poderá ter uma “base”, uma mesa ou uma posição em uma estação de trabalho, e quando achar necessário poderá se deslocar para uma ambiente mais informal com arquibancadas, por exemplo, e fazer uma reunião rápida com algum grupo. Ou pode precisar elaborar uma planilha bem complicadinha e para isso se deslocar até uma área de trabalho focado. É importante que as empresas ofereçam estes espaços (sempre alinhando com a necessidade das pessoas), tanto para atividade colaborativa como para trabalho mais focado. Todos serão espaços flexíveis, que podem ser usados por qualquer pessoa, a qualquer momento.

Agora, outro ponto a ser observado, é que mesmo em uma empresa na qual os colaboradores não tem o hábito de trabalhar de forma colaborativa, quando lhes são oferecidos ambientes flexíveis e mais informais, eles passam a trabalhar de forma diferente. Ou seja, o ambiente impacta nas pessoas e muitas vezes transforma a forma delas pensarem e agirem no trabalho.Um ambiente pode ser criado estrategicamente, justamente com esta função!

Aqui,novamente vamos falar da importância do projeto corporativo, que deverá considerar todos estes pontos para ser assertivo nas necessidades da empresa. Chamamos isso de Inteligência Corporativa!

Espaço em escritório com conceito de flexibilidade e múltiplo uso com mobiliário da RS Design.

Espaço em escritório com conceito de flexibilidade e múltiplo uso com mobiliário da RS Design.

O que estamos querendo dizer é que a alteração no escritório, quando muito bem planejada e pensada estrategicamente impacta positivamente no comportamento das pessoas. E pessoas naturalmente motivadas sentem vontade de colaborar, participar, inventar, inovar, compartilhar… etudo isso será altamente positivo para os resultados do negócio.

Os espaços de trabalho flexíveis têm a vantagem de não pertencerem a nenhum indivíduo ou equipe, o que significa que os colaboradores não tem “propriedade” sobre o território e a mensagem a ser transmitida é de que não existem departamentos e a empresa é uma só.

Além disso, são espaços para empresas que buscam obter o máximo valor dos custos de construção, pois podem ser usados de diferentes maneiras, desde uma breve reunião até uma atividade mais concentrada em um projeto específico, treinamento ou até mesmo confraternização.

Espaço ao fundo com estações de trabalho em área fechada com divisórias de vidro e ao lado, área para atividades itinerantes que podem utilizadas por qualquer colaborador da empresa. Mobiliário RS Design.

Espaço ao fundo com estações de trabalho em área fechada com divisórias de vidro e ao lado, área para atividades itinerantes que podem utilizadas por qualquer colaborador da empresa. Mobiliário RS Design.

Outro ponto positivo, que merece ser destacado, é o fim da bagunça na mesa. Como as pessoas utilizam muito o notebook e outros eletrônicos para trabalhar em qualquer local da empresa, aquele monte de papel já não existe mais.

É importante a empresa fornecer Lockers para que cada colaborador guarde os seus pertences, já que estarão trabalhando em diversos espaços na empresa e não é bacana ficar carregando mochila para todo lado.

Escritório da Alstom em Bristom, Inglaterra, utiliza uma parede num corredor para colocar os lockers. Assim, os colaboradores podem guardar seus pertences e andar pela empresa.

Escritório da Alstom em Bristom, Inglaterra, utiliza uma parede num corredor para colocar os lockers. Assim, os colaboradores podem guardar seus pertences e andar pela empresa.

E o mobiliário? Tem que acompanhar todo este dinamismo dentro da empresa! Se você pensa em atualizar sua empresa, desenvolver espaços para impactar seus colaboradores e obter reflexos no seu negócio, fale com a RS Design! Um consultor especializado vai analisar o seu escritório e desenvolver uma solução altamente personalizada.

Solicite uma visita de um consultor RS Design!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>