Dicas para um Home Office produtivo

Dicas para um Home Office produtivo

Cada vez mais comum, o Home Office já é uma realidade para muitos profissionais.

Algumas empresas optam por manter funcionários trabalhando em Home Office, seja por corte de gastos, seja como um benefício concedido ao colaborador. Esta modalidade é, ou pelo menos parece ser, um caminho sem volta.

Também existem os diversos empreendedores que abriram o próprio negócio e fazem as atividades no Home Office, trabalhando como consultores, free lancers, representantes, entre outros.

Apesar disso, questionam-se os benefícios que esta forma de trabalho pode trazer. Será que a produtividade é a mesma de um ambiente de empresa? O fato é que já existem profissionais usufruindo dessa modalidade de trabalho e o ambiente de Home Office bem montado/equipado pode sim colaborar para a produtividade.

Veja algumas dicas para ter um Home Office de alta produtividade:

Separe seu espaço

Escolha um lugar na sua casa em que de fato você conseguirá se concentrar para trabalhar. A tendência é que sejamos dispersivos num ambiente familiar, por isso, é fundamental ter um local reservado para desenvolver as atividades. O ideal é ter um cômodo somente para o escritório, com porta e espaço adequado para seus equipamentos e mobiliário. No entanto, caso não tenha este cômodo, pode-se montar uma mesa de trabalho numa área do seu quarto ou em outro ambiente com múltiplos usos, separados por biombos. Tudo dependerá da forma como os móveis serão montados, aproveitando o que você tiver de espaço.

Monte seu escritório

Procure fazer um projeto de móveis, com uma empresa especializada, para avaliar o melhor aproveitamento possível de espaço.

Muitas vezes, será necessário um projeto com móveis planejados que serão totalmente personalizados para a sua necessidade.

Na escolha da sua mesa de trabalho, pense nos seus papéis, nos seus equipamentos e também no design para o seu conforto e para harmonizar com a decoração da sua casa.

É importante considerar a ergonomia dos móveis, essencialmente da sua cadeira de escritório pois é nela que você ficará boa parte do seu dia.

É fundamental uma cadeira com rodízios, ajustes de altura, ajustes de encosto e lombar, que possua braços reguláveis e revestimento de alta qualidade. Com estes sistemas, você irá ajustar a cadeira ao seu corpo, preservando a sua saúde e mantendo o seu conforto.

Providencie, também, acessórios como mousepad ergonômicos e descansos de pés. A iluminação do ambiente também deve ser agradável, favorecendo a entrada de luz natural, mas também considere a escolha de lâmpadas que iluminem todo o seu espaço, sem cansar a sua vista.

Cuide do seu local de trabalho

Mantenha a organização necessária para realização das suas tarefas.

Se você é do tipo “bagunceiro”, tire um dia da semana para organizar seus materiais, pastas e pedidos, pois no dia a dia você perderá menos tempo procurando as coisas.

Objetos que tirem sua atenção devem permanecer longe. Prefira ter por perto materiais que ajudarão a sua produção, como quadro de mapas, aparelhos eletrônicos para o trabalho, quadro de vidro para você pensar e rabiscar gráficos, entre outros.

Converse com as pessoas

Explique que apesar de estar em casa, você está trabalhando e precisa se concentrar. Com o tempo, acabarão se acostumando, contudo, essa atitude precisa partir de você. Converse com seus familiares, peça para evitarem interrupções ou distrações no seu trabalho.

Seu horário de trabalho

Estabeleça um horário de trabalho e tente cumpri-lo, com pausa para o café e almoço.

Há pessoas que são notívagas, trabalhando melhor no período noturno. Se este for o seu caso, precisará ter um local tranquilo para repousar durante o dia.

A sua rotina de trabalho será traçada por você, porém leve em consideração prazos de entregas e prioridades.

Procure traçar metas para o dia, para a semana, para o mês e “se dê os parabéns” ao cumpri-las, se presenteando com um belo café da tarde, por exemplo.

Separe os assuntos pessoais dos assuntos do trabalho. Estabeleça um período em que poderá pagar contas pessoais e resolver assuntos domésticos.

Se vista confortavelmente, porém evite sair da cama e ficar de pijama o dia inteiro. É importante manter uma postura profissional, mesmo estando sozinho dentro de casa. Seu cérebro vai entender esta mensagem.


Estas são algumas dicas, mas o mais importante é você gostar do seu trabalho e sentir-se realizado. Por isso é tão importante planejar adequadamente o seu espaço, para você ser produtivo e usufruir do benefício de trabalhar na própria cada.

Bom trabalho!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *