Descubra como encorajar sua equipe a ter novas ideias

como-motivar-a-equipe-a-ter-novas-ideias-RS-Design-1

Qual o perfil do profissional que chamamos de “engajado” na empresa?

São aquelas pessoas que analisam a organização com visão macro, identificam os desafios, chegam até os detalhes para surgir com soluções em diversas áreas.

É o tipo de profissional que cuida da empresa como se fosse dele. Que, quando tem certa autonomia, só traz melhorias para o negócio.

A boa notícia é que você pode estimular a sua equipe a ter este tipo de comportamento. Afinal, o engajamento é algo a ser trabalhado na empresa e todos saem ganhando.

Como estimular esse comportamento?

É necessário ter um ambiente propício para estimular novas ideias.

E quando falamos de “ambiente” estamos falando do clima de trabalho, da interação entre as pessoas, da qualidade da liderança de ouvir as equipes e trabalhar conjuntamente, etc. E para chegar neste clima agradável de trabalhar é o “ambiente físico” que pode fazer toda a diferença.

O espaço físico impacta diretamente no comportamento das pessoas, para o bem e para o mal, conforme estudos recentes de neuroarquitetura.

Quando o escritório é planejado estrategicamente para estimular as pessoas, motivando-as com áreas, muitas vezes informais, conforme o trabalho de cada equipe, o resultado é muita vontade de “fazer acontecer”.

Se o time precisa de criatividade, o espaço físico precisa trabalhar com elementos que estimulem a área criativa no cérebro. Neste caso, vale balanços, redes, pufes, etc.

Se o time precisa de concentração, áreas para atividade mais privativa devem ser consideradas.

Mobiliário da RS Design para espaços mais informais e estimulantes de criatividade individual ou coletiva.

Mobiliário da RS Design para espaços mais informais e estimulantes de criatividade individual ou coletiva.

E quando as pessoas percebem que tudo o que existe no escritório foi pensado para envolvê-las, o sentimento de “pertencimento” é algo natural.

E pessoas com este sentimento são engajadas e trabalham daquela forma que falamos anteriormente, como se o negócio fosse delas.

Incrível, não é?

Mas não somos nós que estamos dizendo não. São estudos sérios que comprovam a eficácia de um projeto de mobiliário corporativo bem preparado na performance das pessoas.

Ao passo que um ambiente sem planejamento, apenas com mobiliário colocado de forma aleatória, sem nenhum propósito, causa um impacto negativo no comportamento das pessoas.

A reação das áreas ativadas no cérebro é diretamente proporcional ao espaço físico. Então vamos trabalhar para que esta reação seja a mais positiva possível!

como-motivar-a-equipe-a-ter-novas-ideias-RS-Design-3

Escritório da Microsoft em Milão, Itália utiliza do universo lúdico para estimular a criatividade das equipes.

Saiba como utilizar essas técnicas em sua empresa

  • Tenha áreas de convivência na sua empresa. Sabe aquele conceito antigo de que área do café é o local para enrolação no trabalho. Atualmente, as grandes corporações entenderam que é justamente nestes pontos de encontro que os talentos da empresa se esbarram e que podem, muitas vezes, dar sugestões na área um do outro. E vale explorar corredores, escadas, cantos na área administrativa… todo local que possa ser um “ponto de colisão” dos talentos da empresa.
  • Espaços informais: cada vez mais, o mundo corporativo está partindo para áreas de trabalho mais informais. E isso tem um motivo, quando as pessoas se sentem mais à vontade, sejam sentadas num pufe ou num banco, a tendência é que elas “baixem a guarda” e se tornem mais colaborativas.
  • Respeite a individualidade: muito se tem falado de diversidade no escritório. É valioso que a empresa demonstre respeitar as diferenças de gênero, religião, formas de se vestir, personalidade… claro, tudo dentro de um limite de comportamento na empresa, afinal, o ambiente continua sendo profissional!
  • Mantenha uma liderança disponível e transparente. Se tiver que ter salas, que sejam de vidro. Sim, isso transmite uma mensagem para todos os colaboradores.
  • Ouça as ideias: estimule reuniões do tipo “design thinking” ou o termo mais antigo “brainstorm”. As pessoas gostam de sentirem-se participativas e começam a pensar em novas ideias até mesmo fora do trabalho.
  • Recebeu uma boa ideia? Ofereça algum tipo de premiação e não precisa necessariamente ser dinheiro. Todo mundo gosta de ganhar um prêmio por algo que criou. Pode ser ingresso pra show ou um dia de folga. Lembre-se de pensar em algo que valorize a pessoa que ajudou a sua empresa a evoluir;
  • Contrate bem: algumas pessoas já tem este perfil potencial de querer engajar-se, podendo dar opinião e ver a empresa como um todo. Contrate-as!

Quer começar as mudanças agora? A RS Designtem uma equipe de especialistas para analisar o seu negócio e extrair ideias customizadas para melhorar o desempenho da sua equipe. Fale com a gente!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>