Como evitar ruídos que tiram o foco no home office

 

evitar ruídos no home office

O home office ficou ainda mais popular durante a pandemia de covid-19. Por causa do isolamento social, muitas empresas aderiram ao trabalho em casa. Mais de um ano depois do início da pandemia, muitas empresas ainda funcionam nesse esquema, senão durante toda a semana, pelo menos em alguns dias, de forma híbrida.

Trabalhar em casa era o sonho de muita gente e era visto como modelo ideal. Entretanto, ao mesmo tempo em que há maior liberdade, também é necessário ter mais foco.

Para que seja possível trabalhar em casa sem cair o rendimento, é necessário fazer mudanças no ambiente.

Para manter a qualidade do trabalho, deve-se ter uma cadeira de escritório ergonômica e confortável, para usá-la durante algumas horas do dia, em conjunto com uma mesa de boa estrutura e altura adequada, além de uma iluminação correta.

Trabalhando com os produtos adequados para sua postura e saúde, você terá menos distrações, como possíveis dores nas costas.

 

A importância da acústica no home office

Por si só, trabalhar em casa já apresenta maior possibilidade de distrações do que em um escritório, portanto é fundamental evitar todas as distrações.

Uma distração muito forte que pode acontecer em casa é o ruído. A importância de cuidar do seu espaço para obter uma acústica adequada ao seu trabalho está diretamente ligada ao seu bem-estar, físico e mental.

Estudos comprovam que o esforço ao tentar se concentrar em ambientes ruidosos afeta a saúde das pessoas, prejudicando o sistema imunológico, cognitivo, de aprendizado, psicológico e fisiológico.

No final do dia, o resultado é um cansaço e estresse muito maiores do que se a pessoa estivesse trabalhado sem barulho ao seu redor.

Um ambiente sem ruídos e silencioso impacta, não apenas no seu conforto, como também na sua produtividade.

A qualidade acústica no home office deve merecer atenção para manter a sua concentração, mesmo que o ambiente não tenha sido originalmente projetado para ser local de trabalho. Com algumas mudanças, o local pode ficar mais confortável e menos propenso a ruídos e distrações, até mesmo do que um escritório tradicional.

 

Como melhorar a acústica do home office?

 

Localização

Barulhos causados por veículos nas ruas podem ser muito incômodos. Dependendo do local em que você vive, esses ruídos podem ser ainda maiores. Por isso, escolha um cômodo distante da rua para minimizar a exposição a esses ruídos. Além disso, também é recomendado optar por um cômodo distante da cozinha e lavanderia, locais naturalmente mais barulhentos.

 

Móveis

Ao procurar móveis para o seu escritório em casa, prefira uma empresa especializada para aproveitar bem o espaço disponível. Em alguns casos, pode ser necessário optar por móveis planejados. Ou seja, dependendo do espaço e objetivo, a melhor solução pode ser um móvel inteiramente personalizado. Às vezes, a própria disposição do mobiliário pode colocar algumas barreiras para a entrada de ruído externo.

Mobiliário com revestimento em tecido é melhor para ajudar no conforto acústico. Assim como já existem placas e painéis produzidos em lã reciclada de PET que são absorvedores de ruídos, muito utilizados em escritórios e que também podem ser úteis no home office.

evitar ruídos que tirem o foco no home office

Painéis acústicos, produzidos em lã de pet reciclado, que podem ser utilizados em paredes, tetos e também como protetores nas mesas. Painéis Acústicos da RS Design.

como evitar ruidos no home office

Neste ambiente, foram utilizadas na parede placas acústicas em PET reciclado, no modelo ladrilho, como forma de decorar e trazer mais conforto acústico. Placas Acústicas da RS Design.

Janelas

Janelas acústicas ou antirruído, como as que são feitas com vidros duplos, também diminuem o barulho externo no local. Dependendo da necessidade, também pode ser uma boa opção um revestimento acústico, minimizando tanto ruídos externos quanto os de dentro de casa.

 

Carpetes e cortinas

Carpete no escritório ajuda a atenuar os ruídos. Atualmente, essa opção é ainda mais cômoda, pois pode ser produzida com tecnologia antibacteriana, que absorve moléculas de poeira, fazendo com que o ar fique mais limpo. E também podem ser utilizadas cortinas que ajudam a absorver o som e fazem com que diminua o tempo de reverberação.

Em síntese, trabalhar no conforto e na comodidade de casa é vantajoso, mas se o espaço não for pensado para tal, pode dar dor de cabeça. Por isso, separe um espaço, mantenha organizado e analise as possíveis formas de diminuir os ruídos e distrações. E, claro, não esqueça de cumprir o horário de trabalho, já que no home office há a tendência de se trabalhar mais do que o programado.

Na RS Design estamos prontos para atender você e entender suas necessidades. Entre em contato conosco!  Aproveite para navegar e conhecer melhor o nosso blog! Procuramos sempre produzir conteúdos que sejam úteis para você trabalhar melhor!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *