Administração do tempo no trabalho

Dicas de produtividade

Administração do tempo no trabalhoPara uma boa parcela dos trabalhadores ao redor do mundo, principalmente os jovens, uma das grandes dificuldades encontradas durante a jornada diária é a administração do tempo, para concluir todas as tarefas ou ao menos, não comprometer o andamento do trabalho.

Os jovens parecem estar na dianteira dessa questão porque pertencem a chamada “geração Y” e têm a ansiedade e a distração como características mais marcantes. Resultado: não cumprimento das atribuições e mau uso do tempo.

Uma pesquisa realizada pelo site Salary.com em 2013, comprovou, por exemplo, que 70% dos americanos admitem desperdiçar seu tempo de trabalho em outras atividades.

Desses, 43% se disseram “vitimados” pelo papo com o colega do lado, enquanto 28% dos trabalhadores questionados afirmaram que a navegação na internet os prejudicava, com a distração e a perda de tempo. Nessa navegação as redes sociais têm destaque, em especial o Facebook, que é o campeão absoluto de acessos no trabalho.

Para mudar esse cenário e administrar melhor seu tempo, deve-se primeiro não tentar agradar a todos, sempre. Quem deixa suas obrigações em segundo plano em prol da vontade dos outros, acaba se ocupando com atividades mais operacionais e não toma frente em nada, perdendo espaço e claro, tempo. A partir daí, o resto é questão de adaptação e prestar atenção em detalhes ligados à produtividade, que podem estar escapando de você, como por exemplo, o melhor horário para trabalhar. Você sabia que isso existe?

Claro que todos possuem uma carga definida, quase sempre inflexível e que toma grande parte do dia, mas se você parar para reparar vai chegar a conclusão de que possui um momento do dia em que produz mais. Pode ser pela manhã, à tarde ou no fim do dia. É o momento em que você se sente mais disposto e/ou as coisas fluem melhor, deixando as tarefas não tão pesadas, como pareciam horas antes. Para não desperdiçar esse momento, estabeleça um plano produtivo que valorize sua capacidade de trabalhar a todo vapor, quando isso for possível.

Observe o seu ritmo e estabeleça o seu trabalho aproveitando os melhores momentos de produtividade, sem deixar que outras pessoas ou distrações o absorvam. É uma dica infalível para aproveitar o seu tempo!

Matéria do Fantástico sobre Como Administrar o tempo no Trabalho

O programa Fantástico da Rede Globo divulgou no mês de Outubro de 2013 uma ótima matéria sobre a Administração do tempo no trabalho.

Assista o vídeo e conheça as melhores dicas e recomendações de especialistas!

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