A importância do treinamento em organizações

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Business Model Inc Global meetingO treinamento, desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, já era utilizado como ferramente de organização e qualificação do trabalho. Atualmente, esse processo é essencial para as empresas que têm como objetivo se destacar no mercado, já que para isso, são necessários profissionais qualificados que ofereçam serviços qualificados.

Objetivo do treinamento em organizações

Os treinamentos devem capacitar profissionais que devem atender as expectativas da organização. Aos que almejam sucesso, ‘’treinar’’ é a palavra chave, e muitas empresas já contam com planejamentos e programações especiais que têm como foco construir equipes preparadas e qualificadas.

Treinamento para executivos

Não são apenas os funcionários com atividades operacionais que passam por treinamentos. Executivos e colaboradores de alta gestão também devem ser reciclados para se manterem atualizados e em constante evolução.

Segundo Gilberto Katayama, diretor da empresa Sonho S/A, especializada em desenvolvimento de lideranças, “Tudo começa no alto dirigente, se um projeto de treinamento não envolver a alta direção, ele acaba se perdendo e criando apenas confusão e conflitos em toda a estrutura”.

Influência na imagem institucional

Os treinamentos possuem uma forte influência na imagem instituicional de uma organização, pois empresas bem estruturadas, com um ambiente de trabalho promissor e equipes qualificadas são vistas de forma positiva no mercado de trabalho. Isso faz com que a empresa em questão ganhe relevância em relação a outras menos preparadas.

Treinamento de funcionários e satisfação de clientes

É sabido que um atendimento de qualidade resulta em satisfação e retorno de clientes, gerando crescimento nos negócios. Atendimento de baixo nível resulta em insatisfação e evasão de clientes.

Segundo Walton, proprietário da rede de supermercados Wal-Mart, “Há apenas um chefe e se a pessoa lustra sapatos para viver ou se dirige a maior corporação do mundo, o chefe permanece o mesmo. É o cliente! O cliente é a pessoa que paga o salário de cada um e é quem decide se uma empresa será bem sucedida ou se irá falhar. De fato, o cliente pode demitir qualquer um em uma empresa, desde o presidente até as funções mais simples e ele pode simplesmente ir gastar seu dinheiro em algum outro lugar. Literalmente tudo que nós fazemos, cada conceito percebido, cada tecnologia desenvolvida e cada funcionário, são dirigidos com este único e claro objetivo em mente – satisfazer o cliente.”

Existem algumas necessidades básicas apresentadas pelos clientes, dentre as quais, destacam-se:

  • Afabilidade: Cortesia e educação são primordiais em qualquer atendimento;
  • Empatia: O cliente precisa perceber que o prestador de serviços se sente grato por poder atender suas expectativas;
  • Justiça: O cliente precisa de atenção e respostas plausíveis;
  • Informação: Todo cliente quer saber sobre os produtos ou serviços pelos quais está pagando.

A excelência no atendimento agrega valor à organização e traz resultados nítidos. Esse fator é imprescindível para garantir o crescimento em negócios, pois quando o cliente se sente satisfeito, o retorno é contínuo.

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