5 dicas para ter mais criatividade no trabalho

A criatividade vem sendo valorizada cada vez mais em empresas. Pessoas com potencial criativo, propostas inovadores e que colaboram com boas ideias e projetos têm ganhado cada vez mais atenção no ambiente corporativo.

A criatividade não é um dom, como muitos pensam, pois precisa ser estimulada, tanto pelo colaborador, quanto pela empresa.

Dicas para estimular a criatividade no trabalho

Dicas para ser mais criativo no trabalho

1. Saia da zona de conforto

Busque não reproduzir o que já existe, considere uma pausa nas tarefas habituais, e assim, encontre novas ideias. Novidades trazem a necessidade de cuidar de prováveis riscos, que podem auxiliar na criatividade e no desenvolvimento de soluções diferentes. Por exemplo, procure fazer reuniões com a sua equipe em locais totalmente inusitados, como em um jardim. Haverá o risco da dispersão, mas você pode criar uma pauta bem definida para que a reunião seja produtiva.

Dicas-para ser mais criativo no trabalho

2. Durante a rotina, mantenha o pensamento livre

Deixar o pensamento livre, é um dos meios para novas descobertas. Às vezes, buscamos boas ideais, mas nada acontece. Neste caso, dê um tempo, desligue-se temporariamente, para que assim, possa enfrentar os problemas sob uma nova perspectiva. Quando estiver com os neurônios quase “queimando”, faça uma pausa! Procure sair ao ar livre, tomar um café ou simplesmente andar pelo escritório. Se a empresa possuir uma “área de descompressão”, ótimo, fique por lá um tempinho.

Dicas-para ser mais criativo no trabalho

3. Dê espaço para novidades

Muitas vezes, quando temos alguma ideia, a julgamos como ‘’absurda’’. Certas soluções podem parecer absurdas no início, mas podem se tornar uma boa base para que algo se concretize futuramente.

-Dicas para ser mais criativo no trabalho

4. Dormir bem é muito importante

Muitos profissionais costumam perder horas de sono, trabalhando até muito tarde da noite para finalizar seus projetos. O sono é muito importante para o desenvolvimento do processo criativo. Ao dormir, a área do cérebro responsável pela criatividade é mais estimulada.

Porém, muitas pessoas costumam ser muito ativas a noite e de madrugada. São os famosos notívagos, que devem aproveitar este período produtivo, mas também devem ter o sono reparador em algum momento do dia.

-Dicas para-ser mais criativo no trabalho

5. Busque novas fontes de inspiração

Para estimular a criatividade, em qualquer setor empresarial, é muito importante que o profissional faça atividades diversas durante sua rotina. Incluir algum hobby, colecionar objetos, visitar lugares diferentes, conhecer pessoas novas, tudo isso é estímulo para a mente. E quanto maior o estímulo, maiores são as conexões cerebrais na hora da criatividade. Ou seja, o que você tem de experiência, de repertório é fonte absoluta de criatividade.

No ambiente corporativo, ser criativo faz toda diferença. Por meio da criatividade, é possível encontrar soluções mais eficientes, o que é fator de motivação para qualquer pessoa.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *