3 dicas para preparar seu escritório para o retorno presencial

imagem-da-parte-de-dentro-de-um-escritório

Enquanto muitas empresas já combinaram com as equipes o retorno para o trabalho presencial, outras estão tendo dificuldade para convencer a turma do home office a voltar. Confira nossas dicas para atrair o seu time para o escritório, de forma híbrida ou totalmente presencial, afinal, nós sabemos que as conexões ao vivo fazem a diferença, quando o foco é a inovação do negócio!

Todos os dias, recebemos clientes por aqui falando a mesma coisa, que precisam fazer mudanças e melhorias no escritório para animar a turma do home office a voltar. Depois de um longo período de trabalho em casa, muitas pessoas estão resistentes em voltar para o trabalho presencial, devido a diversos fatores pessoais, de locomoção, tempo, etc. Mas estudos estão mostrando e a prática também, que o contato presencial entre as equipes no trabalho é fundamental para criar conexões e novas ideias, o que é bem prejudicado no mundo remoto.

Mas como preparar o ambiente de trabalho para um bom retorno considerando que a forma de trabalhar está diferente?

Uma coisa é certa: os espaços tem que acompanhar a nova forma de trabalhar das pessoas. É importante que a empresa proporcione um “menu” de espaços diferentes, desde áreas mais colaborativas, passando por outras de alta performance até de concentração para que as pessoas escolham onde querem e precisam trabalhar, conforme a atividade a ser exercida.

E durante o dia, a necessidade pode ir mudando e a pessoa vai se movimentando por estes espaços carregando o seu notebook. Isso é produtividade em movimento!

A seguir, você confere algumas dicas que eu e minha equipe preparamos para melhorar seu escritório e, consequentemente, estimular os seus colaboradores, da forma que eles precisam.

1 – Invista em espaços que incentivem a INOVAÇÃO

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos”, já dizia o consultor organizacional americano Warren Bennis.

Estas pessoas que ficaram tanto tempo apenas se vendo pela “telinha” precisam de espaços dedicados à conexão, que promovam encontros e instiguem a participação de todos.

Estamos falando de espaços com cores alegres, bem iluminados e arejados, com mobiliário confortável, que deve ter características ergonômicas para maior parte do uso, mas também pode ser mais informal para alguns momentos do dia, como pufes, poltronas e sofás. Isso deixa as pessoas mais soltas, mais propensas a interagir e contribuir com o grupo, fornecendo novas ideias.

Além disso, o espaço físico bem preparado e alinhado com a cultura da empresa promove maior aderência dos colaboradores, o que não é tão fácil de obter em ambiente de home office. O sentimento de pertencimento à empresa é mais natural e orgânico quando feito um alinhamento de cultura refletido na arquitetura corporativa e em conjunto com outras ações da empresa.

2 – RENOVAÇÃO: Dê uma cara nova ao “velho”

Pense em surpreender a turma do home office dando uma cara nova ao escritório. Vai ser interessante ver a reação deles.

Mas não se preocupe, não estamos falando de reformas complexas e um alto investimento, mas sim, de modificações pontuais que, com certeza, podem fazer a diferença e surpreender a sua equipe!

Quer um exemplo? Que tal começar trazendo ao escritório um ar mais moderno? Pequenas modificações já trazem um ar de novidade ao espaço.

Troca de alguns móveis, por exemplo. Colocar mais pontos de encontros e de mini-reuniões. Cabines acústicas em pontos estratégicos.

Revestir paredes com placas acústicas, que além de um visual atual, proporcionam conforto acústico e bem-estar imediato para quem estiver no local.

São apenas alguns exemplos.

3 – PRODUTIVIDADE

Para que as pessoas trabalhem bem, elas precisam estar bem!

Pense que elas estão acostumadas com o silêncio do home office e ao voltarem para o escritório, querem manter a mesma capacidade de concentração que tinham no conforto de casa.

O escritório pode ser um local altamente estressante quando existe muito ruído, com pessoas falando, barulhos de portas abrindo e fechando, celulares, impressoras, etc. Tudo isso pode ter um efeito negativo na eficiência e na produtividade da equipe e, em casos extremos, podem até resultar em danos permanentes à audição.

Os produtos acústicos podem tornar os espaços mais inspiradores e produtivos e ainda com ganho em design, cores incríveis e possibilidade de personalização. E são fáceis de instalar, não precisando de grandes obras no escritório. É ou não é uma grande ideia para dar uma cara nova no seu espaço?

Se quiser, marque uma conversa com a gente. Vamos procurar entender quais mudanças são mais importantes para a sua empresa, neste momento. E vamos ajudar com a indicação de nossos produtos para transformar o seu espaço e inspirar a sua equipe. Conte com a gente!

foto-de-perfil-de-uma-mulher

 

* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *