O que são salas de descompressão?

sala de descompressãoO número de pessoas que têm sido afastadas do trabalho devido ao estresse aumenta a cada dia. O trabalho pode acarretar estresse devido à constante pressão sob a qual muitos trabalham. Ter uma pausa para relaxar no trabalho parece impossível, não? Pois bem, não é. Pelo menos, não mais.

Empresas estão investindo cada vez mais em um novo conceito com foco na técnica do relaxamento a fim de proporcionar uma pausa relaxante para o profissional em certos períodos da jornada de trabalho.

Mais conhecidas como salas de descompressão, este novo conceito visa um espaço onde as pessoas podem passar um tempo e relaxar, e assim retornarem ao trabalho revigoradas.

Por que inserir a sala de descompressão no projeto arquitetônico?

Em sua decoração é comum incluir poltronas, puffs, videogames, mesas de jogos, sofás, mesa com frutas, geladeiras, livros etc. A proposta é que a tensão seja aliviada e que os profissionais retornem com foco, energia e criatividade, além do importante papel no projeto arquitetônico: profissionais mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, produzem mais e geram mais rentabilidade. As salas de descompressão podem ser construídas de duas maneiras:

1. Ambiente separado

Neste caso seria para não atrapalhar os profissionais que precisam de silêncio e maior concentração para desenvolver suas atividades diárias;

2. Extensão do ambiente de trabalho

Um lugar que inspire a criatividade, onde pessoas possam fazer reuniões informais com os colegas de trabalho;

Caso a sua empresa possua um espaço disponível, inclua em seu projeto corporativo uma sala de descompressão, pois vale a pena para o seu negócio e gera a satisfação de todos os funcionários. Pequenas pausas no meio do dia podem render profissionais mais proativos e motivados.

Outra dica é manter aparelhos eletrônicos disponíveis, como vídeo games. Mantenha também espaços para os funcionários utilizarem o próprio computador e outros aparelhos. Pode-se até colocar uma mesa para reuniões bem informais, mais descontraídas e que estimulem a criatividade.

O importante é aliviar a carga de pressão e permitir que a mente das pessoas trabalhem melhor e mais livres para encontrar soluções perante os desafios do dia a dia.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>