O que é ócio criativo e como isso melhora a produtividade?

O que é ócio criativo e como isso melhora a produtividade
Relacionar ócio e produtividade lhe parece um contrassenso? Pois saiba que existe um sociólogo italiano chamado Domênico de Masi que acredita que o ócio, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, é uma parte fundamental da produtividade. Não entendeu? Então continue lendo que a gente explica.

Entendendo o que é “ócio criativo”

Antes de entender de que forma o ócio e a produtividade estão relacionados, é preciso entender que ócio, nesse contexto, não significa preguiça ou vazio, mas sim o equilíbrio entre o trabalho, o estudo e o lazer.

Basicamente, o ócio criativo, da forma que o sociólogo o descreve, é uma forma inovadora de definir o trabalho.

Segundo ele, o ócio criativo é o processo por meio do qual uma pessoa poderia ser capaz de experimentar a riqueza gerada pelo trabalho, o conhecimento proporcionado pelo estudo e a alegria propiciada pelo lazer.

O conceito de ócio criativo, aliás, surge em contraposição do modo de vida que floresceu após a Revolução Industrial (no qual a produção estava relacionada à repetição de um determinada tarefa, cada vez mais acelerada).

Hoje, no entanto, a produção é consideravelmente diferente, com grande parte do trabalho sendo intelectual e com o ócio sendo, por conta disso, uma parte essencial desse tipo de trabalho. Muitas empresas, no entanto, continuam a operar segundo o velho modelo de trabalho, que associa o tempo de trabalho à produtividade, o que não necessariamente é verdade no mercado moderno.

“Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis. Mas existe também um outro ócio, que nos faz sentir livres e que é necessário à produção de ideias, assim como as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade.”

- Domenico Masi, O Ócio Criativo.

O conceito de ócio criativo sugere, basicamente, que todos devemos saber como equilibrar nosso trabalho com o estudo e o lazer para que possamos gostar daquilo que fazemos e, com isso, não sofrer ao ter que fazê-lo com frequência. Ao gostarmos do que fazemos seremos capazes de fazer muito mais, em menos tempo.

Ócio é mesmo que preguiça?

Não, ócio é algo bem diferente de preguiça. Preguiça é algo insignificante, que não é capaz de trazer nenhum tipo de fruto, sendo vazio por definição. O ócio, por sua vez, é algo que não necessariamente precisa ser vazio, pois muitas vezes ele não necessariamente significa não fazer nada, mas sim ocupar o seu tempo com outros tipos de atividades que não aquelas ligadas ao trabalho, como por exemplo o estudo e o lazer.

Muitos publicitários pregam que essa é a melhor forma de desenvolver novas ideias. Segundo eles, a melhor forma de criar campanhas e desenvolver novos produtos é pensar muito a respeito de um assunto, ter muitas ideias e depois parar, ir para outro ambiente, descansar e deixar esse assunto fermentar. Ao fazer isso, tudo aquilo que você pensou estará funcionando em segundo plano na sua cabeça; sem que você perceba, verá que muitas das ideias terão amadurecido e que dá próxima vez que você pensar nelas, terá não só um ponto de vista diferente, mas também novas ideias e abordagens.

Como incentivar o ócio criativo?

O ócio criativo é um conceito relativamente novo para muitas empresas, sendo mais comum em locais que têm uma grande concentração de jovens, como por exemplo startups e empresas de tecnologia, como Nubank, Facebook e Google.

O que é ócio criativo e como isso melhora a produtividade

Escritório do Google em Dublin, Alemanha. Crédito: Divulgação Archdaily

Esse conceito, no entanto, está sendo buscado por um número cada vez maior de empresários que têm empresas “tradicionais” e querem mudanças para trazer benefícios ao ambiente de trabalho e ao negócio.

Se esse é o seu caso, procure reformular o escritório da sua empresa e criar um ambiente que seja mais amigável e acolhedor, ou seja, menos formal e que permita que o funcionário se sinta “fazendo parte da empresa”.

Para tanto, uma boa pedida é investir em um projeto corporativo totalmente remanejado, que tenham móveis com design moderno e aconchegante, muita iluminação natural ou descolada e vegetação. Você pode criar também áreas de descompressão ou de regeneração, nas quais o funcionário pode ir ocasionalmente para descansar e esfriar a cabeça; muitas empresas têm criado até mesmo locais nos quais os funcionários podem ir praticar esportes ou jogar videogame.

São projetos corporativos mais humanizados, feitos com base na forma de trabalhar das pessoas e no propósito que elas possuem para realizar as atividades. Com espaços motivadores e preparados para tarefas mais colaborativas, que as novas gerações tanto gostam.
O que é ócio criativo e como isso melhora a produtividade (2)

O que é ócio criativo e como isso melhora a produtividade (3)

Escritório da Office Lab, em Zurique na Suíça possui diversos ambientes para as pessoas praticarem o ócio criativo. Também são ambientes que podem ser utilizados para reuniões menos formais ou que precisem promover a criatividade. Crédito: Divulgação Officesnapshots

Se você se interessou pelo conceito de ócio criativo, deseja aplicá-lo à sua empresa e quer saber a melhor forma, entre em contato com a RS Design, uma empresa que acompanha as inovadoras tendências do mercado e sabe como aplicá-las para o seu negócio, melhorando a produtividade e o clima de trabalho da sua equipe.

Consulte a RS Design para um projeto humanizado de mobiliário corporativo, que será feito exclusivamente para o seu caso, para trazer resultados para o seu negócio.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>