Parceria com arquitetos no projeto corporativo

Parceria com arquitetos no projeto corporativo

O que é a arquitetura corporativa?

É a arquitetura que vai considerar a empresa como um todo, o tipo de negócio, posicionamento no mercado, a linguagem na comunicação, a identidade visual, o perfil da equipe de trabalho, entre outros fatores e vai transformar tudo isso em espaços absolutamente adequados a cada tipo de empresa.

O arquiteto é o profissional conhecedor das tecnologias e dos processos necessários para desenvolver um projeto exclusivo e que esteja totalmente alinhado à imagem da empresa.

Pode-se dizer que resultados financeiros e operacionais de uma empresa estão também ligados à arquitetura, a qual desempenha um papel que vai muito além da elaboração da estética, layouts e decoração do ambiente de trabalho.

A criação de um ambiente funcional, adaptado às necessidades dos profissionais, no que se refere aos processos de comunicação eficaz e alta produtividade, é o que norteia um bom projeto corporativo.

Os avanços no mercado obrigaram as empresas a considerarem uma reestruturação organizacional e tecnológica, buscando por soluções arquitetônicas que unam a funcionalidade ao conforto.

Arquitetura corporativa na composição de ambientes profissionais

Existem alguns quesitos chave a serem levados em consideração para compor projetos corporativos, dentre os quais, destacam-se:

Materiais

Cada situação merece uma solução adequada fornecida pela arquitetura de escritórios, mas em termos gerais, os móveis devem apresentar materiais com inovações tecnológicas, resistência e design adequado à imagem da empresa, considerando-se um equilíbrio entre estética, qualidade, funcionalidade, custo e manutenção. Atualmente, são muito utilizados materiais madeirados para as mesas, com detalhes em alumínio ou aço cromado. O que garante resistência com certa “leveza visual”. Nas cadeiras são empregadas as grandes tecnologias do momento, incluindo materiais avançados, diversos recursos de ajustes e conforto. Por isso existe tanta diferença entre preços de cadeiras que aparentemente são iguais, mas basta sentar nelas para perceber qual foi feita com tecnologia de ponta.

Ergonomia

Escritórios devem ser projetados dentro dos conceitos atuais de ergonomia e integração para garantir conforto, segurança, qualidade e todas as condições adequadas para o desempenho do funcionário.

Projeto de mobiliário corporativo

Deverá considerar o melhor fluxo de trabalho possível, distribuindo as equipes em um layout organizado e funcional. Para isso deverão ser utilizados mobiliários “desenvolvidos” para ambientes corporativos, que permitem o fácil remanejamento de equipes, tão comum nas empresas atualmente. O importante é o aproveitamento do espaço e uma distribuição do mobiliário que favoreça a produtividade e o bem-estar das pessoas. Aplicar conceitos e tendências de design de interiores é sempre garantia de bons resultados, criando espaços inovadores em salas de reuniões, salas executivas, recepções e áreas de staff.

Fortalecendo a marca da empresa

A arquitetura corporativa ultrapassou os limites de apenas transformar interiores. Em espaços projetados, logomarcas das empresas são integradas e evidenciadas. Um projeto que valoriza a marca do cliente nos diversos ambientes, não somente na recepção, cria uma atmosfera de trabalho positiva e estimulante. Ou seja, a arquitetura de interiores para ambientes corporativos é parte integrante do sucesso das empresas.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *