Organização de arquivos pessoais

Dicas para seu escritório

Organização de arquivos pessoais

Com certeza você já passou horas procurando por alguma informação perdida ou por algum arquivo importante que foi solicitado e você não fazia a mínima ideia de onde pudesse estar. Disciplinar-se quanto à organização de suas informações pessoais e tornar fácil o seu acesso pode poupá-lo tempo e estresse. Facilite.

Separar as informações

É muito importante evidenciar na organização os arquivos mais usados frequentemente, separando-os dos itens raramente solicitados, bem como não misturar os arquivos de casa com arquivos da empresa. Estes pequenos detalhes irão tornar menos árduo o trabalho de encontrá-los.

Lar: Neste item estão contidas todas as informações dos membros da família, assim como o inventário de todas as informações da residência e seus respectivos valores;

Saúde: Receitas médicas e exames de todos os integrantes da família. Importante enfatizá-los, pois são solicitados com maior frequência e é imprescindível tornar fácil o seu acesso;

Finanças: Crie pastas para efetuar o armazenamento de documentos referentes a contas bancárias, investimentos, seguros, testamentos atualizados, comprovantes de pagamento de contas etc. Separe as contas a vencer das que já foram pagas anotando, sempre, a data de pagamento;

Sistemas de arquivamento

A princípio, crie um sistema de organização. Dê preferência ao que for melhor e mais eficiente em sua opinião. Leve em consideração o espaço disponível e a quantidade de informações para organizar.

Existem diversas ferramentas das quais podemos usufruir para concluir com êxito nosso sistema de organização.

Gaveteiros: O gaveteiro é um item indispensável para os que se deparam, diariamente, com a papelada em cima da mesa. É um móvel útil, que ocupa pouco espaço e auxilia quem precisa urgentemente de uma reeducação organizacional.

Mesa de escritório: Aos que adoram a própria bagunça e encontram-se nela, a mesa de escritório é o maior desafio. De acordo com especialistas, o hábito de manter a desorganização da mesa de trabalho não é nada vantajoso para a imagem profissional tampouco para a carreira.

Olhe para sua mesa de trabalho, faça uma breve análise e preste atenção nas dicas a seguir:

1. Afaste o que não tem utilidade – Isso não inclui objetos que sirvam de motivação ao profissional como fotografias, amuletos e pequenas pedras, pois são itens de caráter particular. É claro que tudo dentro de um bom senso! Livre-se de documentos, livros ou revistas que não são necessários. Quanto menos papéis que você não consulta há meses, melhor.

2. Cada assunto no seu lugar – Categorize os documentos e informações. Cada assunto em uma pasta. Relacione as informações mais próximas em uma gaveta separando-as de assuntos divergentes.

3. Limpeza – Ninguém gosta de viver em meio à sujeira, portanto mantenha a mesa de trabalho sempre limpa, livre de poeira e papéis amassados.

Aparentemente são hábitos que você não tem tempo para praticar, certo? Errado. O tempo que você perde em meio a tanta bagunça, sem dúvidas, é muito maior que o tempo que levaria para disciplinar-se quanto à organização. Facilite sua vida!

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