Descubra qual a melhor mesa de escritório para cada ambiente da sua empresa

Mesa de escritório 1

Sala fechada com divisórias de vidro contendo mesa executiva e cadeira ergonômica e área com estações de trabalho e cadeiras ergonômicas para atividades de intensa produtividade. Mobiliário e Divisórias RS Design.

Nos dias atuais, a vida nos escritórios começa a ganhar novas cores, formatos e histórias. A pandemia afastou equipes inteiras do formato presencial e instituiu o home office como modelo oficial de operação em diversas empresas, mas depois de dois anos, a retomada do trabalho no escritório já está sendo implementada por muitas empresas.

E neste momento de reencontro, muitas empresas estão renovando os espaços de trabalho para fazer com que as pessoas sejam bem acolhidas.

A tendência de espaços flexíveis de trabalho já vinha acontecendo bem antes da pandemia e agora estes espaços estão se tornando os protagonistas nos escritórios, permitindo que as pessoas peguem os seus notebooks e simplesmente escolham onde querem trabalhar.

Aquele conceito de cada pessoa com sua mesa de escritório fixa está mudando e em muitas empresas não existe mais. Em muitas companhias, você consegue até reservar, por meio de softwares, o espaço que deseja utilizar para determinada atividade.

É interessante que a empresa ofereça um menu de opções de espaços para que as pessoas escolham onde querem trabalhar, conforme a atividade a ser exercida em cada momento. Em um mesmo dia de trabalho, pode ser necessário realizar uma atividade mais interativa com a equipe, logo, um espaço colaborativo, com mobiliário mais informal será bem-vindo. Ou a necessidade pode ser uma atividade mais focada, então um espaço mais privativo será o ideal.

Mas onde entra a mesa de escritório neste novo cenário?

Elas estão em todos os lugares do escritório, só que com propostas diferentes!

Em áreas colaborativas, as mesas podem ser pequenas e de apoio para o notebook. Já para salas privativas, podem ser mesas executivas, com gavetas e de vários formatos.

Agora, se o ambiente for de alta produtividade, para várias pessoas trabalharem, aí estamos falando das estações de trabalho do tipo plataforma, e é claro, sempre acompanhadas de cadeiras ergonômicas para garantir a alta performance, sem prejudicar a saúde de quem ficar muitas horas na frente do computador.

Mesa de escritório 2

Espaço com várias opções, desde área de alta produtividade com estações de trabalho, ou área colaborativa com sofás e poltronas, ou ainda sala mais privativa com Divisória de vidro. Mobiliário RS Design.

É importante projetar os espaços conforme o tipo de atividade das pessoas, desta forma, elas ganharão em bem-estar e produtividade.

Atenção às características da mesa de escritório

A altura para uma mesa de escritório é, por normativa, 74 cm de altura, deixando o funcionário mais confortável sem precisar se abaixar tanto para realizar as suas atividades diárias. Atualmente, já existem mesas com regulagem de altura, o que facilita o ajuste de para o usuário, lembrando que neste caso, primeiro deve-se ajustar a altura da cadeira e depois da mesa.

A mesa de escritório é totalmente preparada para uso intenso e contínuo, sendo que até a borda tem uma curvatura normatizada para não cansar o punho do usuário.

Mesa de escritório 3

Sala com mesa executiva, totalmente preparada para passagem de cabeamento e caixa de conectividade. Mobiliário RS Design.

Para salas de reunião, o mais importante é que a mesa possa acomodar confortavelmente todos os participantes garantindo a interação entre as pessoas. Além disso, é fundamental que tenha calhas para passagem de cabeamentos e caixas de conectividade com tomadas para as pessoas conectarem os seus eletrônicos.

Já para uma mesa de refeitório, além da questão do tamanho e formato, o ideal é que seja de um material resistente e de fácil limpeza.

Ergonomia é indispensável

Segundo dados do Ministério do Trabalho, a segunda maior causa de afastamento entre os trabalhadores brasileiros em 2021, foi problema na coluna, ficando atrás apenas das dispensas por covid-19.

Portanto, além escolher as melhores mesas para o seu espaço, procure por cadeiras ergonômicas e confortáveis para atender diversos biótipos, principalmente nas áreas de alta produtividade. Além disso, outros itens como apoiadores de pés e punhos, suportes de notebooks, entre outros artigos são muito válidos para manter a saúde de todos.

Funcionalidade e praticidade nas suas mesas de escritório

Além de priorizar mobiliário corporativo de alta qualidade com materiais que possuam garantia e durabilidade comprovadas, uma das características fundamentais de um escritório é a sua funcionalidade. Todo o projeto deve ser pensado estrategicamente para estimular as pessoas, facilitando o trabalho delas no que for possível.

Por isso, fique atento se a mesa de escritório possui caixas de conectividade para passagem de fios, e se são necessários armários acoplados ou a utilização de nichos, gavetas e suporte para CPU e monitor.

A sua equipe passará a maior parte do dia no escritório, portanto, montar espaços que sejam realmente funcionais, confortáveis e ajudem no trabalho, precisa fazer parte do seu planejamento.

Agora você está pronto para equipar o seu escritório com as melhores mesas de escritório para cada cantinho do seu ambiente corporativo!

Para encontrar os modelos de mesas mais assertivos, modernos e ainda contar com uma assistência técnica permanente, a RS Design está disponível e pronta para atender o seu projeto.

Saber escolher a mesa de escritório ideal para sua empresa é um passo importante, mas não para por aí. Temos um artigo completo com todas as dicas que você precisa saber sobre móveis corporativos.