Ainda trabalhando em casa? Conheça 5 tipos de exercícios práticos de ergonomia.

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Está trabalhando em home office? Muitas empresas adotaram esse estilo de trabalho, para preservar a saúde da equipe e ajudar no controle do novocoronavírus.
Se este é o seu caso, lembre-se tomar cuidado com a postura na hora de trabalhar e separe algumas pausas durante o dia para exercícios rápidos de ergonomia.

Não é porque você está trabalhando em casa que deve descuidar da postura. Exercícios simples podem ajudar a evitar lesões, bem como a diminuir dores e aumentar a disposição.

Para ajudar você neste momento, separamos alguns exercícios laborais bem simples, que não vão tomar o seu tempo.

1. Exercícios para as mãos e dedos

Pegue um elástico, dos usados em escritório, e coloque nas pontas dos dedos, incluindo o polegar. Separe os dedos, por 10 segundos e reúna os dedos, por mais 10 segundos. Repita cinco vezes. Faça isso ao menos uma vez por dia.

2. Punho e antebraço

Entrelace os seus dedos das mãos e coloque a palma para fora. Estique bem os braços e conte até 10. Repita isso cinco vezes. Você pode alternar entre esticar os braços para frente e para cima.

3. Alongamento tronco

Sente em uma cadeira qualquer da sua casa e coloque os pés no chão. Gire o seu tronco até conseguir encostar no encosto da cadeira. Mantenha-se nessa posição por 20 segundos, alinhe o tronco e faça o movimento para o outro lado.

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4. Alongamento Ombro e pescoço

Ainda sentado, levante os ombros e continue com o tronco alongado. Erga os ombros até perto da orelha e conte até 10. Relaxe, conte até 10 e repita. Faça isso por cinco vezes.

Abaixe a cabeça para o lado direito e conte até 15. Levante, espere um pouco e faça o mesmo movimento para o lado esquerdo. Repita isso duas vezes para cada lado.

Faça o mesmo movimento para frente e para trás.

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5. Região lombar

Em pé, lentamente, inspire e tente alcançar o chão com as mãos. Estique o corpo o máximo que conseguir. Expire enquanto volta o corpo para a posição ereta. Entrelace os dedos e estique os braços para cima. Repita o exercício por pelo menos três vezes.

Sentado na ponta da cadeira, segure o encosto e estique os braços o máximo que conseguir. Conte até dez e relaxe. Repita três vezes.
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Além dos exercícios, caminhe em casa e alterne as tarefas, para não ficar muito tempo em frente ao computador. Faça pausas para beber água, ir ao banheiro e se cuidar. Cuidado para não trabalhar por mais tempo do que o normal. É preciso descansar!

Vale lembrar que também é importante você ter móveis adequados para trabalhar em casa. Uma boa cadeira ergonômica, com diversos sistemas de ajustes ao seu corpo fará grande diferente no seu bem-estar durante o trabalho e principalmente no final do dia.

Se precisar de mais informações, fale com a gente! Temos diversos modelos de cadeiras preparadas para preservar a saúde das pessoas, seja nos escritórios ou em casa.

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