Pequenas mudanças nos escritórios, grandes transformações nas pessoas!
Algumas mudanças simples podem ter resultado impactante no dia a dia dos trabalhadores de uma empresa. Um projeto elaborado, com decoração e mobiliário condizentes com a realidade de cada negócio, promove transformações que acabam impactando as pessoas. Ao investir em novos espaços, a empresa abre caminhos para o bem-estar e a produtividade de seus profissionais.
E nem sempre as mudanças de mobiliário precisam ser extensas e caras. Elas podem ser feitas de forma estratégica, aproveitando uma parte dos móveis já existentes e inserindo novas opções nos ambientes.
Pequenas mudanças podem fazer grande diferença no ambiente corporativo. Veja algumas dicas do que pode ser feito.
Mudanças nos escritórios em espaços que estimulam
Os espaços da empresa devem ser pensados para estimular o que é necessário para cada equipe de trabalho.
Se você tem o seu time todo concentrado em mesas soltas, uma ao lado da outra, pense em mudar para Estações de Trabalho do tipo plataforma. Além de ganhar espaço, vai estimular o seu pessoal a trabalhar de forma moderna e mais organizada.
Agora, se está precisando motivar mais a sua equipe, para que novas ideias possam surgir, é interessante repaginar algum espaço da empresa criando uma área para atividade mais colaborativa, que pode conter mobiliário mais informal, como pufes, poltronas, bancadas, plantas, quadros brancos; que pode ser ao mesmo tempo, uma área de café ou refeições reaproveitada. Assim você otimiza o espaço da empresa, que poderá ser melhor aproveitado durante todo o período de trabalho.
Se o problema for o barulho no escritório estilo “open space” (todo aberto), podem-se instalar placas acústicas entre os espaços de trabalho, ou ainda nuvens acústicas no texto. Sem nenhum tipo de obra e ainda são materiais que vão inserir um visual bem atualizado na sua empresa.
Tudo precisa ser pensado e baseado no tipo de atividade que as pessoas estarão exercendo, estimulando-as para aquilo que elas precisam potencializar.
Mudar o visual da empresa
Mudar um pouco o visual da empresa poderá trazer resultados bem interessantes, com um investimento econômico.
Alterar as cores, baseando-se em uma paleta cuidadosamente escolhida, ou escolher alguma comunicação visual interessante com adesivos, ou ainda inserir vegetação para dar mais vida ao ambiente. Tudo isso são ideias simples, que podem mudar totalmente o visual do seu espaço.
Mobiliário certo para cada atividade
O uso de mobiliário confortável e ergonômico é imprescindível. Este é um tipo de investimento que só é benéfico às pessoas nos quesitos conforto e saúde. É importante manter no seu escritório os ambientes necessários com este tipo de mobiliário ergonômico, para atividades mais intensas e longas na frente do computador.
Contudo, também é valido entender se existe a necessidade da criação de espaços mais descontraídos e para a interação das equipes, com sofás, poltronas e pufes, por exemplo. Espaços assim permitam a troca de ideias, estimulando a participação das pessoas.
Agora, se forem necessárias áreas para atividades mais concentradas, existem diversos tipos de mobiliários que atendem esta necessidade, como sofás booth, com encosto mais alto e cabines acústicas, por exemplo. Tudo deve ser pensado e planejado conforma as atividades das pessoas. Desta forma, os espaços são melhores aproveitados e as pessoas percebem que foram preparados para elas.
Pontos de reuniões
Como já mencionamos, dar uma nova cara ao escritório não precisa ser sinônimo de alto investimento. Mudanças pontuais podem fazer grande diferença no dia a dia da equipe. Como criar pontos de encontros e espaços para mini reuniões. Qualquer cantinho pode ser renovado para se transformar em uma área para pequenos grupos se encontrarem e trocarem experiências.
Iluminação
Detalhes, como iluminação adequada, também permitem que os funcionários tenham melhor desempenho no cotidiano. Por isso, os ambientes também devem ser projetados considerando o nível de incidência de luz. Se a entrada de luz natural não for ideal, a iluminação artificial pode compensar.
A parte estética do escritório tem relação direta com a imagem que a empresa transmite e é importante que esteja alinhada com a identidade e cultura do negócio. Contudo, no ambiente corporativo a funcionalidade está acima da estética.
Todos os ambientes devem ter uma função bem definida, o mobiliário deve ser escolhido com propósito de usabilidade, conforto e saúde. É importante que os profissionais sintam-se pertencentes ao negócio e, com isso, usufruam do bem-estar que o local pode oferecer. Assim, a produtividade será uma consequência!
Será que o seu ambiente de trabalho oferece todos esses pontos importantes para a equipe? Na RS Design estamos prontos para ajudá-lo a realizar pequenas adaptações e melhorar o dia a dia das pessoas na sua empresa. Entre em contato conosco!