Mantenha sua mesa de trabalho arrumada!

Dicas para seu escritório

Mesa-de_trabalho_organizadaUma das piores coisas ao chegar em casa é ver tudo bagunçado, do quarto com a cama desarrumada e roupas jogadas na cadeira até a sala com controles remotos colocados em todo o lugar e a mesa de centro desorganizada. É uma sensação horrível ter que andar pelos cômodos daquela maneira, e logo um alarme acende e pensamos “é hora de arrumar tudo”.

Se a sensação é ruim dessa maneira em casa, onde descansamos, e a desorganização já atrapalha as tarefas simples que realizamos, porque não estender todo esse cuidado com a organização dos objetos à mesa de trabalho?

Uma mesa de trabalho bagunçada pode atrapalhar sua produtividade de muitas maneiras, principalmente pelo tempo perdido para achar algo específico no meio de tantos objetos espalhados, mas algumas organizações periódicas e certos cuidados podem auxiliá-lo na tarefa de manter seu ambiente de trabalho particular sempre organizado.

Dicas para manter seu local de trabalho arrumado

O primeiro passo para manter a organização é ter a consciência de que seu local de trabalho está bagunçado. Somente assim você conseguirá estabelecer as diretrizes para mantê-lo arrumado.

Encontre um critério particular de organização
Não existe uma maneira correta ou incorreta de arrumar sua mesa de trabalho, isso é você quem decide, pois é você que precisa encontrar os objetos. O jeito mais fácil para começar é retirar o que é supérfluo.
Muitos objetos que deixamos sobre a mesa não são utilizados, e poderiam ser descartados ou levados a outro lugar, onde teriam mais utilidade. Separe o lixo, o que pode ser reutilizado em outra oportunidade e o que não deve estar sobre a mesa deve ser guardado em seu devido lugar (documentos em arquivos, objetos de escritório em armários).
É importante que você não se atenha somente à mesa na hora de organizar seus pertences. As gavetas também devem passar pela arrumação. Nessa hora você deve categorizar os espaços: na primeira gaveta podem ir os papeis importantes ou os materiais de escritório sobressalentes, na segunda gaveta as pastas, e assim por diante. A organização fica a seu critério, mas a categorização é extremamente importante para facilitar na hora de encontrar algo específico.
Desapegue de certas coisas
O grande problema da desorganização não são os documentos ou papeis necessários, são os objetos que não deveriam ser guardados e por alguma razão ainda não foram jogados no lixo, seja por dificuldade em desapegar e jogar fora o que é desnecessário ou pelo simples fato de não ter tempo de organizar e se acostumar com a bagunça. Mas lembre-se: bagunça na mesa gera bagunça mental, então sua produtividade está diretamente ligada à organização de seu local de trabalho.

Uma boa organização favorece sua produtividade e ainda deixa o ambiente mais agradável, deixando espaço para que você coloque algum tipo de decoração, como um porta-retratos ou outro tipo de objeto para enfeite ou para lembrar de casa. Organize-se e melhore sua qualidade de vida e o resultado final de seus projetos!

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