Qual tipo de Estação de Trabalho é melhor?

Qual tipo de Estação de Trabalho é melhor?
A busca pelo aprimoramento da cooperação e praticidade no ambiente de trabalho trouxe aos escritórios de hoje o conceito de estações de trabalho.

Compostas por um mobiliário funcional para organizar, facilitar e melhorar as tarefas dentro de uma empresa, as Estações de Trabalho aproveitam o espaço disponível para facilitar o contato, agrupar as equipes e, obviamente, aumentar a produtividade. Tudo de acordo com o objetivo de cada tipo de negócio.

“O ambiente é um fator importante do comportamento das pessoas no trabalho”, afirma Linda Slowik, professora de psicologia da Universidade de Detroit. A falta de privacidade, conversas altas, cantos mal aproveitados, móveis sem ergonomia, falta de conforto são alguns dos fatores que realmente influenciam a forma de trabalhar das pessoas.
E para mudar esta forma de trabalhar é importante melhorar ou, em muitas casos, repaginar totalmente o projeto de mobiliário corporativo do escritório.

Em um bom projeto de mobiliário corporativo, tudo será analisado. O tipo de negócio no qual a empresa está inserida, o perfil das pessoas, como elas trabalham, como são definidas as equipes e como são gerenciadas, além da análise da planta do local, quantidade de pessoas que trabalharão e se existe potencial de crescimento.

No desenvolvimento do projeto, a solução apresentada para determinado tipo de empresa poderá contemplar as estações de trabalho do “tipo plataforma”. Que são “pranchas” nas quais várias pessoas trabalham lado a lado, com ou sem divisórias (que podem ser de vidro madeira).

Qual o tipo de Estação de Trabalho é melhor?Estação de Trabalho Aluminium da RS Design

 

Este tipo de Estação de Trabalho é muito utilizada para criar uma atmosfera de trabalho que favoreça o compartilhamento de ideias, o aprendizado e a colaboração.

As pessoas ficam muito próximas umas das outras e esta dinâmica permite um fluxo de trabalho bastante ativo.

É claro que deve existir o bom senso para não atrapalhar o trabalho do colega ao lado, não falando alto no celular, por exemplo. Muitas vezes, a empresa precisa fornecer um treinamento para as pessoas entenderam como trabalhar em estações deste tipo.

Qual o tipo de Estação de Trabalho é melhor?Estação de Trabalho Level da RS Design

 

Com estas estações, existe muito ganho de espaço, principalmente se forem utilizados gaveteiros compartilhados ou até mesmo mesas sem gaveteiros. Atualmente estão sendo muito utilizados os Lockers para que os funcionários guardem seus pertences e deixem a bancada de trabalho totalmente livre, somente com o computador ou notebook e uns poucos papéis.

Como são móveis preparados para escritório, podem ser facilmente desmontados e remontados em novas configurações, permitindo o aumento de postos de trabalho.

Qual o tipo de Estação de Trabalho é melhor?Estação de Trabalho Aluminium da RS Designcom Lockers no fundo da sala

 

Outro tipo de Estação de Trabalho que pode ser indicado em um projeto corporativo são as estações de trabalho do “tipo angulares”.

Ideal para pessoas que precisam realizar tarefas com mais concentração, com espaço maior na mesa ou equipes que precisam ficar separadas de outras.

Também permitem configurações diferenciadas para acompanhar as medidas disponíveis da planta do local.

Qual tipo de Estação de Trabalho é melhor?Estação de Trabalho Aluminium Angular da RS Design

 
Como já dissemos, tudo vai depender da análise feita para o desenvolvimento do projeto. É por isso que costumamos dizer que não existe um “escritório ideal”, existe um “escritório ideal para a sua empresa”.

O importante é o projeto corporativo considerar as mudanças organizacionais com espaços flexíveis e layouts adaptáveis às possíveis novas dinâmicas de trabalho.

Manter e aumentar a produtividade é o que todo empresário precisa para a sua empresa crescer. E com um projeto corporativo personalizado, alinhado aos objetivos da empresa, isso já será um bom caminho andado!

Nós, da RS Design, estamos preparados para atender a sua empresa, seja ela de qual porte for, entendendo o seu negócio para lhe oferecer o que chamamos de “Escritório de Alta Produtividade”.

Conte conosco!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>