Quais os móveis ideais para escritórios startups?

Quais os móveis ideais para escritórios startups? Uma empresa startup é estruturada sobre quatro pilares:

  1. Uma boa ideia para uma boa oportunidade
  2. Pensamento diferente da maioria
  3. Planejamento e metas
  4. Time de talentos para desenvolver o trabalho

E para reter este time de talentos a arquitetura corporativa é fundamental, pois influencia diretamente nos aspectos físicos e emocionais das pessoas, impactando no resultado do negócio. Grandes empresas como Facebook, Apple, Linkedin já perceberam, há algum tempo, que o profissional precisa se sentir confortável no ambiente de trabalho, para ter liberdade de criação e foco, oscilando conforme a necessidade do momento. O início de uma startup traz consigo diversos receios em relação aos investimentos. Dentre as demandas iniciais exigidas por um empreendimento, o projeto e a escolha dos móveis para escritório são investimentos valiosos para o sucesso do negócio.

Os móveis para escritório e o ambiente corporativo

Se você é um empreendedor, tem um bom plano para sua startup e quer dar vida ao seu negócio, comece pensando em sua empresa como uma cidade. Sim, um organismo vivo que precisa ter praça de convivência, área verde, espaço para convívio de muitas pessoas e espaços mais reservados, áreas para alimentação entre outros. Quanto mais natural for o fluxo das pessoas, melhor projetado é o escritório!

Globant Office, India. Crédito: Globant website

Globant Office, India. Crédito: Globant website

Pense que as pessoas estão conectadas o tempo todo e isso é bom para seu negócio! Então favoreça esta conectividade entre as pessoas do escritório e por que não, do mundo? Quanto mais atualizado e “ligado” for o seu profissional, mais chances de inovação para sua startup. No projeto corporativo também é importante disseminar a marca da empresa, o design deve ser alinhado aos objetivos, utilizando uma comunicação visual como ferramenta de divulgação e fortalecimento da marca. Além de elaborar também espaços para a comunicação corporativa (divulgação de metas, resultados, etc.)

KDS Office Design. Crédito: Officesnapshot

KDS Office Design. Crédito: Officesnapshot

Para que tudo isso? Para o seu funcionário “comprar a ideia do seu negócio”, para ele ser um fã da sua empresa e marca. O mobiliário, assim como todos os itens que compõem a arquitetura corporativa, deve ter design, conforto e tecnologia. Sim, tecnologia em mobiliário corporativo está presente na facilidade para desmontar e remontar as estações de trabalho. Lembre-se, a empresa é um organismo vivo e como tal, é mutante. Pessoas podem entrar na equipe, sair, novas demandas, novas equipes e o mobiliário precisa acompanhar tudo isso. A tecnologia e a qualidade do material permitem este uso intenso, mantendo a performance e a estrutura do móvel. Não é por acaso que são utilizadas estações de trabalho com pés em alumínio, por exemplo. Durabilidade, leveza, além do efeito estético são itens que devem ser observados em todos os móveis no momento da escolha. Conte sempre com a orientação de profissionais especializados em mobiliário corporativo para fazer as melhores escolhas para “a sua empresa”.

Estações de Trabalho Aluminium da RS Design. Leveza e resistência para espaços corporativos.

Estações de Trabalho Aluminium da RS Design. Leveza e resistência para espaços corporativos.

Living Office: valorização do indivíduo social

living office, é uma tendência em arquitetura corporativa que além de focar nas necessidades específicas de cada tarefa, valoriza o indivíduo social, projetando para pessoas e todos os aspectos que as motivam. Cada vez mais, as pessoas querem compartilhar ideias, o que faz com que as salas executivas fechadas, com pouca interação entre as equipes venham perdendo espaço. Uma plataforma de trabalho, na qual chefes e equipe trabalhem juntos, insere o conceito de que todos são importantes e que fazem parte do conjunto. Pufes e bancadas com banquetas altas são ótimos para pequenas reuniões e tarefas mais rápidas, criando um ambiente mais descontraído e humanizado entre as equipes. Um living office pode oferecer possibilidades de espaços, tais como:

  • Espaços para reuniões: pequenas áreas, que podem ser divididas com divisórias de vidro. Ou pequenos cantos com sofás confortáveis e mesas para notebook.
  • Ambiente pet-friendly: animais de estimação aliviam o estresse e podem ser muito bem-vindos.
  • Ambiente de convivência: um espaço para convívio social é uma ótima opção para estimular ideias e novas soluções;
  • Jardim vertical: a humanização do ambiente com plantas vem sendo cada vez mais utilizada e pode ser aplicada em uma ou mais paredes;
  • Aproveitamento da luz natural: o máximo que for possível.

Onde comprar os móveis para escritório da minha startup?

Como já mencionamos, móveis de baixa qualidade influenciam de uma forma negativa na performance dos colaboradores, implicando em sua produtividade e resultados. Desta maneira, considere alguns aspectos importantes para comprar os móveis da sua startup:

  • Procure por empresas que fornecem mais do que móveis, e sim uma consultoria completa no seu projeto de mobiliário corporativo.
  • Empresas que ofereçam variedade, capazes de atender diversas demandas;
  • Atente-se à qualidade da matéria-prima utilizada nos móveis;
  • Procurar uma empresa que seja capaz de atender todas as demandas da startup é importante para que você possa comprar tudo em um único local e, desta maneira, negociar o pagamento;
  • Atenção ao custo-benefício dos móveis. Muitas vezes a foto de uma cadeira pode parecer igual à outra, mas é sentando no produto, fazendo um “test-drive”, que você vai perceber a qualidade, entender os ajustes e avaliar adequadamente o investimento.

Um bom projeto corporativo consolida as estratégias do empreendimento por meio de espaços que estimulam a colaboração, inovação e produtividade, promovendo equilíbrio entre a vida social e profissional. E tudo isso pode ser facilmente conquistado por meio de um bom projeto e, com certeza, móveis para escritório de qualidade, como por exemplo:

Startups e novas empresas precisam considerar, cada vez mais, não só o conforto, mas também ambientes corporativos personalizados, que estimulem a criatividade e o dinamismo entre os colaboradores. Falamos tudo isso porque é nosso mundo, nosso dia a dia de trabalho e se precisar de uma consultoria com fornecimento de mobiliário, conte conosco. Bons negócios!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>