Negociação: como melhorar esta habilidade?

Negociação como melhorar esta habilidade
Seja para fins pessoais ou profissionais, negociar é uma habilidade essencial, que precisa ser bem desenvolvida. Muitas pessoas, no entanto, não conseguem dominar a arte da negociação, tendo sérias dificuldades até mesmo na hora de pedir um desconto ao comprar uma televisão. Se esse é o seu caso, não se desespere: negociar é uma habilidade que pode ser adquirida e aprimorada, bastando que você se atente a alguns pequenos detalhes.

A confiança é a chave do sucesso

Quando você está em uma negociação percebe que, muitas vezes, você não sabe usar os argumentos, porém ainda assim é capaz de chegar a um bom acordo. Isso ocorre porque muitas vezes o sucesso de uma negociação não está no argumento em si, mas sim na confiança com a qual você a conduz e na determinação com a qual busca um determinado objetivo. Tais características são importantes porque quando negociamos de forma confiante e decidida, a outra parte imediatamente percebe que existe solidez do seu lado e que dificilmente você irá mudar de opinião.

Pesquise

Uma das melhores formas de aumentar a confiança ao negociar é pesquisar muito bem a respeito daquilo que estará sendo negociado. Ao chegar em uma negociação com um bom conhecimento do assunto, você automaticamente mostra para a outra parte que sabe daquilo que está falando e que não será enganado ou influenciado com facilidade.

Compre mais

Sabe qual é um dos modelos de negócio de maior sucesso nos Estados Unidos há décadas? O da compra em grandes quantidades. Lojas como o Costco e o Sam’s Club, por exemplo, perceberam há muitos anos atrás que se eles vendessem certos produtos em grande quantidade para os seus consumidores, poderiam não só oferecer preços mais competitivos para aqueles que compram, mas também negociar melhor com seus fornecedores, já que os produtos começaram a sair com maior rapidez e a reposição de estoque era feita com maior frequência, garantindo que essas empresas tivessem maior poder de barganha ao negociar.

Pague à vista

Muitas pessoas adoram fazer compras parceladas, acreditando que essa é uma forma excelente de fazer com que a compra “pese menos”. Isso, contudo, não costuma ser muito bom na hora de negociar, pois a maior parte das empresas não gostam de parcelar porque isso retarda o seu fluxo de caixa. Muitas vezes, aliás, as empresas repassam o custo de parcelamento para o consumidor sem que ele perceba. Se quiser negociar bons preços, portanto, sempre prefira pagar à vista.

Concentre suas compras

Uma boa tática para negociar bem é procurar fazer o máximo de compras possíveis com um mesmo fornecedor. Isso irá lhe ajudar a ter mais poder de barganha, pois o fornecedor irá perceber que você pode ser um cliente de grande valor ao longo prazo, o que fará com que ele esteja mais propenso a lhe oferecer bons preços.

Seja sincero

Muitas pessoas, quando pensam em negociação, imaginam que é preciso blefar e até mesmo mentir. Isso, no entanto, não é verdade. Ao negociar, uma das melhores coisas que você pode fazer é ser sincero. É importante que a outra parte compreenda a sua situação, para saber exatamente aonde você deseja chegar. Um grande número de pessoas negociariam melhor se não tentassem blefar tanto.

Compreenda os limites

Uma das principais marcas de um bom negociador é compreender os limites, tanto os seus como os da outra parte. Isso é importante para que você não ofereça aquilo que não pode dar e não exija aquilo que não pode receber. Muitas vezes, quando um vendedor lhe diz que não consegue lhe dar um desconto maior, é porque sua margem realmente está no limite. Lembra-se do tópico anterior, sobre ser sincero? Pois saiba que ele se aplica aqui.

E boas negociações!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>