Como ter um ambiente agradável em qualquer tamanho de escritório.

RS (3)

Antigamente, a maior parte das pessoas, quando pensava em seu espaço de trabalho, se lembrava de um local antiquado e cansativo, que fazia com que elas se sentissem mal e com uma vontade constante de que a jornada terminasse.

Pois saiba que para muitos, esses dias são coisa do passado. Hoje, a tendência é a criação de escritórios mais despojados e aconchegantes para que o funcionário se sinta à vontade e, por consequência, seja mais participativo.

Existe um número cada vez maior de empresas apostando na informalidade no local de trabalho e essa estratégia tem trazido resultados brilhantes, seja em termos de comprometimento do funcionário com a empresa ou mesmo de retorno financeiro, independente do tamanho do negócio.

Pensando nisso, preparamos um texto com algumas dicas que podem lhe ajudar a deixar o ambiente do seu escritório mais inspirador e aconchegante para você e seus colaboradores.

Invista em cores

Rs

Área de convivência do escritório da Vans, Califórnia, E.U.A., com cores neutras como base e peças coloridos para criar um clima descontraído. Crédito: Officelovin

Antigamente, existia a crença de que um escritório precisava ser monocromático, com a maior parte das empresas apostando no bege ou no marrom para causar uma impressão de seriedade. Hoje em dia, no entanto, é plenamente aceitável utilizar cores mais marcantes e vibrantes para decorar o espaço de trabalho, quebrando a monotonia e ajudando a criar um clima de dinamismo.

Uma dica é utilizar uma base mais neutra (como o cinza, preto e branco) e trabalhar as cores em objetos pontuais, que podem ser alterados com frequência. O dinamismo fica mais interessante ainda.

Valorize as diferentes formas de se trabalhar

É importante que o empresário perceba que as pessoas trabalham de formas diferentes, possuem picos de produtividade, picos de criatividade e precisam de momentos para relaxar a mente. E justamente nestes momentos de relaxamanto podem surgir boas ideias para alguma atividade que esteja sendo exercida ou algum insight para o negócio com um todo.

É importante também que o projeto de mobiliário corporativo considere diferentes tipos de espaços no escritório, que vão permitir que uma pessoa trabalhe de formas diferentes, conforme o tipo de atividade e o seu próprio estilo de produtividade.

Busque elementos vivos

Não importa qual seja o segmento ou o tamanho da sua empresa, se você investir em elementos vivos, o seu escritório ficará consideravelmente mais aconchegante. Por conta disso, não tenha medo de colocar muitas plantas e até mesmo um cantinho para um pet.

Existem estudos que comprovam que ter um pet por perto tem efeito calmante e até terapêutico sobre os funcionários. Também é uma forma de incentivar as pessoas a fazer pequenas pausas ao longo do dia, relaxar e se relacionar.

Crie espaços colaborativos

Mobiliário planejado, poltronas, sofás e cadeiras da RS Design projetados para criar um clima de colaboração entre as equipes.

Mobiliário planejado, poltronas, sofás e cadeiras da RS Design projetados para criar um clima de colaboração entre as equipes.

Uma tendência forte nas empresas contemporâneas é a criação de espaços colaborativos, para que as pessoas trabalhem de maneira mais próxima, conversando e compartilhando experiências.

Imagine as equipes trabalhando próximas, trocando informações e ideias. Isso pode levar ao surgimento de projetos que combinem dois setores diferentes, por exemplo, criando uma sinergia e um melhor fluxo de informações.

Desenvolva espaços de descanso

Muitas vezes o que o nosso cérebro precisa para funcionar bem é de pequenos descansos ao longo do dia. Uma atitude interessante, portanto, é criar espaços de descanso e divertimento em sua empresa, nos quais os funcionários possam ir para  relaxar e jogar algum tipo de jogo, como por exemplo bilhar, cartas ou mesmo videogame. Tais espaços podem parecer perda de tempo, mas são importantes para que o cérebro consiga funcionar bem.

Especialistas afirmam que para a criatividade fluir é fundamental estudar, pesquisar e se aprofundar sobre determinado assunto e depois “dar um tempo” ao cérebro para o processamento e a ligação de todas as informações. Assim, podem surgir ideias e soluções incríveis!

Projeto de mobiliário corporativo influencia o comportamento da equipe

A forma como o projeto foi pensado e desenvolvido influencia diretamente na forma de trabalhar dos funcionários.

Pense numa empresa onde as tarefas fluem de forma produtiva. As pessoas se comunicam bem, são pró-ativas e contribuem com ideias. Estão realmente interessadas em realizar o seu trabalho visando os objetivos da empresa. Isso tudo se chama engajamento!

Com certeza o projeto corporativo desta empresa foi muito bem elaborado e pensado para atender a forma como as pessoas trabalham, visando criar uma “produtividade natural” e colaborando para os resultados do negócio.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, é importante pensar e muito ao desenvolver um projeto corporativo, considerando-o como um investimento estratégico.

Você pode contar conosco, da RS Design, para desenvolver o seu projeto de mobiliário corporativo realmente personalizado, após um grande estudo da sua empresa e dos objetivos do seu negócio. Buscamos nos colocar no seu lugar. Olhar a empresa com os seus olhos, com uma visão macro e trabalhar nos detalhes que geram produtividade em cada ambiente de trabalho.

 

 Isso se chama empatia! E faz muita diferença no resultado final.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>