Como se tornar um empreendedor de sucesso

Como se tornar um empreendedor de sucesso

Estamos passando por um período de crise econômica e isso é um fato. Mas será mesmo que não é uma boa época para embarcar no ramo do empreendedorismo?

Há quem diga que enquanto uns veem uma crise, outros enxergam oportunidades. Esse é um bordão até comum no meio empreendedor, mas que não deixa de ser real. Para os empreendedores, a crise é uma excelente alternativa de desculpas àqueles que não têm coragem de entrar no ramo e se arriscar, o que já elimina muitos concorrentes – afinal de contas, ter coragem é um dos princípios básicos do espírito empreendedor. Não é só porque o País não está bem que você tem de prostrar-se na mesma situação. Aliás, em tempos de crise, empreender é muito mais seguro do que ter um emprego, pois depende apenas do esforço de quem gerencia.

O medo é um sentimento que deveria ser tratado com muito mais naturalidade, pois é pelo medo que nos precavemos; é pelo medo que refletimos sobre futuras atitudes, dentre outros motivos. O medo torna-se até muito útil inclusive no ramo empreendedor. Mas para alavancar é preciso vencê-lo… e para vencê-lo, basta ter orientação e planejamento no estabelecimento de metas.

Muitos deixam de começar um projeto porque julgam precisar de uma ideia inédita, outros porque pensam que têm pouco dinheiro para começar. Há também os perfeccionistas, procrastinadores, os inseguros que, frente ao espelho, dizem não possuir o “dom” e ainda, obviamente, aqueles que se acham muito velhos, ao lado daqueles que se acham muito jovens. A lista de desculpas orquestradas para justificar o medo de entrar no meio empreendedor é imensa. Trata-se, entretanto, de motivos implausíveis, frutos de desinformação e baixa autoestima. Agora vamos desconstruí-los.

“Todo negócio é cópia de outro negócio” – outro bordão, outra verdade. Investir no inédito é sempre mais arriscado. Tentar lançar moda geralmente é tarefa para os mais experientes. O indicado aos iniciantes é adaptar algo de que já se tenha conhecimento e estudo, aplicando o que já funciona. É fundamental estudar antes de agir, evitando-se, assim, os perigosos e fatais “achismos”.

Ter pouco dinheiro para investir no começo também não é nenhum grande problema. De início, o aconselhável é esforçar-se ao máximo para gastar o mínimo. Será nas prime’iras vendas e nos primeiros testes que se saberá o verdadeiro potencial da ideia e as reais possibilidades de o empreendimento virar um negócio de sucesso.

“Tudo precisa estar perfeito” é uma frase recorrente entre os desinformados. Vamos refletir: quando a Apple de Steve Jobs lançou o primeiro iPhone, o aparelho trazia consigo diversos problemas e estava longe de ser perfeito, mas…foi um fracasso? Não! Não ter um produto perfeito acaba sendo um impulso para lançar um novo modelo, melhor e mais atualizado, criando mais oportunidades para que novas portas sejam abertas para o negócio.

“Preciso de um sócio, não consigo achar parceiros”. Sim, parcerias são fundamentais para o sucesso de um negócio, mas não necessariamente de início. A melhor forma de conseguir aliados é mostrando resultados. De início não se observam resultados, eles virão com o tempo e, consequentemente, parcerias surgirão.

A melhor maneira de conquistar o sucesso nos negócios é estar fazendo negócios. Existem oportunidades que só ficam visíveis depois que se toma uma iniciativa e tal raciocínio torna-se ainda mais aplicável em tempos de crise. Com o andamento do projeto, sua rede de contatos começará a aumentar, o que sempre beneficiará os negócios. Às vezes conversando, às vezes observando, recebendo dicas de clientes e afins: assim é que surgem grandes insights.

Identificar um problema, resolvê-lo e consequentemente encontrar pessoas que paguem para que esse problema seja resolvido são a chave do empreendedorismo. Tal seguimento de ações demonstra proatividade, atenção a demandas do mercado, autoconfiança, comprometimento, dentre outras características que compõem um empreendedor de sucesso.

A RS Design, com ideias corporativas que funcionam, surgiu em meio ao boom do empreendedorismo e hoje em dia já está muito bem estabelecida no mercado.

Com um vasto e completo leque de soluções em móveis para a composição de seu escritório, a RS Design atende muito bem às demandas do mercado em que atua por conhecê-lo intimamente, com suporte tanto para aqueles que desejam começar a estruturar um projeto (com mesas e cadeiras ergonômicas) como para aqueles que já se encontram em um nível de maior investimento (com estações de trabalho completas, móveis para salas de reunião, móveis planejados, balcão para recepção, poltronas, divisórias de vidro, sofás, além das cadeiras com tecnologia de alto conforto).

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>