Como motivar funcionários de uma startup

start up Algo comum no mercado atual, a startup é caracterizada por uma empresa ainda em início e que preza por investimento tecnológico, profissionais proativos e, principalmente, ambiente moderno. No entanto, para promover o sucesso do empreendimento, é importante a gestão proporcionar treinamentos e incentivar a equipe.

Comunicação

Em uma startup a comunicação é essencial, o empreendedor junto aos colaboradores deve compartilhar ideais, traçar metas e trabalhar em equipe. Além disso, os profissionais também devem estar preparados para fornecer um atendimento personalizado aos clientes, com negociações de projetos e soluções de causas.

Ambiente inovador

A startup, não necessariamente é um negócio voltado a publicidade, propaganda, marketing e tecnologia. Este tipo de empreendimento, atualmente, vem sendo adotado por diferentes setores para criar um clima de inovação e motivar os talentos do negócio. Por isso, é muito importante a elaboração de um projeto de mobiliário corporativo que atenda esta linguagem e proporcione um ambiente favorável à produtividade. Além dos equipamentos e condições tecnológicas adequados para promover a flexibilidade do profissional dentro e fora da empresa.

Reunião que funciona

Embora tenham ambientes menores, a startup pode apresentar uma sala direcionada ao atendimento personalizado e que forneça conforto aos clientes. A empresa pode investir em poltronas, sofás, cadeiras ergonômicas, uma adequada mesa de reunião e até mesmo divisórias no espaço, a fim de valorizar e organizar o ambiente. Além disso, o projeto de mobiliário pode prever diversos pontos de “break out space”, ou seja, áreas para pequenas reuniões mais informais ou para algum trabalho mais focado.

mmoser-newrelic-0344-Rev-768x513

New Relic Office – San Francisco – EUA, com ambientes para break out space. Reprodução: Officesnapshot

Invista em workshops

Uma forma de motivar e atrair o foco dos colaboradores é a apresentação de workshops, com cases de empreendedores que atuam no setor, instruções para melhorar o desempenho e ampliar o diálogo entre os colaboradores.
A realização de feedbacks frequentes também é uma forma de conhecer e auxiliar ao funcionário a aperfeiçoar as atividades e o rendimento no trabalho.

Área para workshop e convivência com mobiliário da RS Design.

Área para workshop e convivência com mobiliário da RS Design.

Trace metas e não regras

Toda startup tem uma cultura, composta por cumprimento de horários, relatórios e demais atividades.No entanto, algumas barreiras como restringir o uso de redes sociais e do celular no ambiente de trabalho podem, além de dificultar o acesso a notícias e informações que favoreçam a produção, bloquear a comunicação entre a equipe e o gestor, interrompendo a produtividade e agilidade dos funcionários.Portanto, regras são necessárias, mas devem ser elaboradas conforme o objetivo e modelo do negócio.

Espaço de “regeneração”

Reservar um espaço para uma copa e sala de descanso é uma forma de fazer com que os profissionais façam as refeições em um ambiente agradável e consigam relaxar a mente. Mas precisa de muito para fazer uma copa confortável? Não. O empreendedor não vai precisar gastar horrores com eletrodomésticos, mas sim investir na criatividade, adotando uma decoração atrativa como bancadas com bancos altos, inserção de pufes, poltronas e quadros, objetos que tendem a criar um clima agradável no ambiente. Além disso, disponibilizar um bom café e bolachas pode promover um ‘gás’ ao colaborador.

Espaço de refeição, descontração e regeneração do Office LAB Coworking - Zurique, Suíça. Reprodução Retaildesignblog.

Espaço de refeição, descontração e regeneração do Office LAB Coworking – Zurique, Suíça. Reprodução Retaildesignblog.

Se você precisa planejar, organizar e implementar a sua startup com profissionalismo e ideias adequadas ao seu negócio, fale com a equipe da RS Design. São mais de 25 anos de experiência e visão atualizada com o que existe de mais moderno e funcional para ambientes corporativos inovadores.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>