Como lidar com o conflito de gerações nas empresas


É muito comum no ambiente de trabalho presenciar situações de conflitos entre funcionários, principalmente de diferentes gerações. Perfis diferentes, bagagem cultural distinta e maneiras de realizar a rotina são os principais fatores que causam debates desconfortáveis na empresa.
Vez ou outra é possível ver funcionários debatendo e discutindo por discordarem da forma como o outro trabalha ou se comporta. Nesses momentos, é fundamental fazê-los entender que tais discussões e discordâncias devem ter um tom profissional, sendo saudáveis e sem ultrapassar os limites profissionais.

Harmonizar o dia a dia na empresa não é uma tarefa fácil, porém é de responsabilidade do bom empreendedor proporcionar um ambiente saudável, independentemente dos obstáculos que surgirem.
Que gerações são essas e quais suas principais características?

Veteranos (antes de 1946). Nascidos na era do rádio, são dedicados, conservadores, patriotas, organizados e econômicos, têm família grande e não costumam sair de casa a não ser para ir ao trabalho.

Babyboomers (1946-1964). Criados sob valores e educação rígida, os babyboomers se destacam por serem competitivos e por possuírem valores sólidos, o que os torna bons líderes. Atualizados, confiantes, otimistas e consumistas são algumas das características que os acompanham. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, os babyboomers encontram dificuldades perante as mudanças.

Geração X (1965-1979). Ativistas, os pertencentes à geração X não acreditam nas instituições e no Estado, buscando sempre por seus direitos. São libertários e demonstram preocupação com as futuras gerações. Desconfiados e persistentes, utilizam muito o computador, mas sentem-se ameaçados por ele e pelos processos de automação. No entanto, são muito comprometidos e responsáveis no trabalho.

Milleniums (1980-2000). Os mais novos a ingressarem no mercado, os milleniums são reconhecidos por serem corajosos e assumirem os riscos. Realistas, objetivos, superconectados e ambiciosos, adaptam-se facilmente a novos ambientes e sabem lidar com grande fluxo de informações. Aqueles que pertencem a tal geração não gostam e enfrentam dificuldades na hora de realizar tarefas que não fazem sentido para eles. Normalmente não são comprometidos, a não ser por algo que tenha um propósito muito definido.

Como lidar com os conflitos?

Conheça seus funcionários, saiba de suas características e como cada um funciona, sempre demonstrando respeito a seus valores individuais.
Faça entender que uma geração pode sempre aprender com a outra. Para isso, promova treinamentos e discussões/debates abertos para ouvir ideias e pontuações diferentes de cada pessoa.

Respeito é bom e todo mundo gosta; oriente seus funcionários que, caso estejam insatisfeitos com o rendimento do colega, procurem, antes de tudo, falar com seu superior antes de criticá-lo pessoalmente.

Um projeto de mobiliário corporativo bem elaborado, pensado na forma como as pessoas trabalham, na diversidade de gerações e de conhecimento dentro de uma companhia, vai considerar espaços para atrair estas pessoas e seus interesses. Criando áreas mais colaborativas e outras áreas para atividades mais concentradas, com um layout inteligente, que favoreça o fluxo de trabalho na empresa. Pontuando áreas de colisão em diversos ambientes para proporcionar o encontro dos talentos.

Como lidar com o conflito
Área para promover o encontro das pessoas dentro da empresa. Referência Trend Micro Office, E.U.A. Crédito: Officesnapshot

O importante é pensar na empresa como um todo e depois observar cada detalhe, de cada função e realizar um projeto de mobiliário para potencializar os talentos da companhia.

As pessoas vão se sentir conectadas com a empresa, desempenhando algo no qual elas acreditam e se identificam. Isso permitirá melhor complemento das aptidões entre cada um, no qual um jovem, cheio inteligência tecnológica pode aprender com uma pessoa mais experiente, principalmente na questão de inteligência emocional.

As aptidões serão complementares e o clima na empresa será bem agradável e produtivo, de um verdadeiro escritório de alta performance.

A RS Design oferece há 25 anos consultoria especializada para implementação de projetos de mobiliário corporativo, visando sempre o melhor aproveitamento e a produtividade na empresa, afinal, estudos demonstram que o ambiente de trabalho interfere, e muito, no desempenho das pessoas.
Então vamos trabalhar para que esta “interferência” seja a mais positiva possível, para os empresários e para os funcionários.. de todas as gerações!

Saiba mais sobre o impacto do ambiente nas pessoas: Projetos

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