Como identificar talentos na sua empresa

Como identificar talentos na sua empresa
Você sabe qual é um dos problemas mais comuns nas empresas hoje em dia? Identificar o talento dos profissionais que já trabalham na companhia.

Na contratação de um novo funcionário, é comum a empresa fazer uma avaliação bem detalhada, para perceber as suas habilidades e identificar o seu potencial.

No dia a dia, contudo, muitas vezes é difícil identificar talentos em potencial, seja por conta da correria ou de algumas outras questões, como por exemplo a estrutura organizacional da empresa. Se você deseja identificar talentos na sua empresa, veja estas dicas que podem ajudar. Vamos lá:

Acabe com os mitos

Quando falamos da identificação de novos talentos em uma empresa, um problema que costuma ocorrer com frequência é uma certa relutância por parte dos gestores e líderes em admitir que um determinado funcionário é bom e merece destaque. Isso ocorre porque na cabeça desses líderes, identificar um funcionário que tem talento é o mesmo que escolher um possível substituto. Imagine um líder, mais velho, que está há anos em uma empresa e vê um novo funcionário, jovem, começar a se destacar e buscar o seu espaço. É natural que isso gere temor e que haja uma certa resistência por parte do líder em reconhecer o talento do novo funcionário.

Por conta disso, é importante deixar claro para esses profissionais que identificar um funcionário com talento não é uma atitude que irá colocar a sua posição em risco, mas sim algo benéfico, que trará benefícios tanto para ele como para a empresa. É importante que o líder veja que ao fazer outro crescer, ele terá chances de crescer também.

Elimine a rigidez corporativa

Muitas empresas acabam tendo uma grande rotatividade de funcionários por terem uma estrutura consideravelmente rígida, ou seja, que muda pouco. É muito comum que novos funcionários fiquem desmotivados porque não existe uma política de carreira dinâmica e viável. Uma boa ideia para acabar com uma situação como essa é investir na fragmentação dos postos de trabalho e no microgerenciamento, criando equipes menores e mais produtivas. Ao fazer isso, você terá uma estrutura interna com maior mobilidade, que estimula os funcionários a se exporem, apresentarem soluções, aguçando a criatividade geral.

Crie um ambiente colaborativo

Um número cada vez maior de empresas tem percebido as vantagens que um ambiente de trabalho colaborativo pode trazer. O que muitas delas não sabem, no entanto, é que esse tipo de ambiente é bom não apenas para aumentar a produtividade e a interação entre os setores de uma empresa, mas também para fazer com que os talentos de cada pessoa fiquem mais visíveis, mostrando potenciais que podem ser muito bem aproveitados no trabalho.

Isso ocorre porque a partir do momento em que você incentiva o funcionário a conversar com seus colegas, seja para criar um vínculo mais significativo ou mesmo para desenvolver um novo projeto, você está dizendo para ele que expor suas ideias é algo bom, que será valorizado na empresa.

O funcionário ficará mais propenso a se posicionar em relação a um número maior de assuntos, o que faz com que as suas capacidades sejam colocadas à prova constantemente, havendo mais ocasiões nas quais os gestores podem avaliar os talentos e habilidades do funcionário em questão.

E o ambiente físico pode, e muito, contribuir para que as pessoas mostrem os seus talentos de forma colaborativa. Um projeto de mobiliário corporativo com estações de trabalho posicionadas em um layout bem pensado, considerando o fluxo das atividades e a forma como as pessoas trabalham faz a diferença na produtividade da empresa.

Como identificar talentos na sua empresa 1

Estação de trabalho Aluminium da RS Design pode ser fornecida com gaveteiro/banco para facilitar a comunicação e o contato da liderança com a equipe. Crédito: RS Design

Ambientes criados para trabalho mais focado e outras áreas para atividades mais colaborativas mostram que a empresa está alinhada com a forma em que as pessoas querem trabalhar. Sem áreas de trabalho muito fixas e um sistema rígido de comportamento.

Como identificar talentos na sua empresa 2

Office Twelve na Inglaterra possui áreas para as pessoas interagirem e compartilharem ideias. Crédito: reprodução Officesnapshots

 

Como identificar talentos na sua empresa 3

Neste espaço da Alexandria Real State, Califórnia-E.U.A. áreas de break out space para atividades mais concentradas estão em conjunto com área de café e convivência. Crédito: reprodução Officesnapshots

Atualmente, um líder que se senta junto com a equipe numa plataforma de trabalho, além de entender muito melhor a equipe e identificar o potencial de cada um, é muito bem visto por mostrar a sua acessibilidade.

O efeito positivo de um projeto corporativo bem elaborado é o sentimento de “pertencimento” que naturalmente os funcionários passam a ter em relação ao negócio. “Eles entendem que “fazem parte” do negócio, que estão colaborando, que as atividades que executam tem um propósito” – comenta Lisandra Mascotto da RS Design.

E isso é uma forma de motivação que flui naturalmente, o que é bom para a equipe e para o negócio!

Aqui na RS Design, temos bastante experiência em projetos corporativos para entender a necessidade da sua empresa e fazer um projeto exclusivo de mobiliário, para melhorar os processos de trabalho e garantir a motivação natural da sua equipe. Fale conosco!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>