Como escolher o melhor local para a sua empresa

Como escolher o melhor local para a sua empresa
Não é preciso ser nenhum especialista do marketing ou da administração para perceber que o sucesso de uma empresa é determinado não por um, mas por diversos fatores. Sem dúvida, mesmo uma breve análise mercadológica é capaz de demonstrar que variáveis como o tipo de produto vendido, a qualidade do serviço prestado, a concorrência existente e a situação econômica do país são determinantes para o futuro de uma empresa. O diferencial, como é de se esperar, varia de uma empresa para a outra, com os fatores de sucesso se diferenciando também.

Apesar disso, um fator parece ter peso semelhante em todo e qualquer tipo de empresa: a localização. Sim, seja qual for a natureza do seu negócio, o local no qual você instala a sua empresa terá forte impacto nas suas chances de fracasso ou sucesso, motivo pelo qual essa é uma decisão que deve ser tomada de forma calma e racional, sem afobação.

Como definir o local ideal?

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: não existe isso de local ideal. Se você espera encontrar um lugar que seja perfeito, sem nenhum tipo de falha, você irá se decepcionar; todo local precisará de algum tipo de trabalho para adequar-se às suas necessidades, e isso é algo que você deve levar em consideração, até mesmo para separar alguma verba para fazê-lo.

Isto posto, outra dica interessante é fazer tudo com muita calma, paciência e racionalidade. Reserve algum tempo para pesar os prós e os contras de cada espaço, avaliando, para tanto, fatores como:

I. A natureza do seu negócio

Qual é a natureza do seu negócio, a que segmento pertence? Você irá trabalhar sozinho ou em equipe? Será necessário receber seus clientes frequentemente? Você irá precisar de um espaço grande para armazenar produtos ou maquinários? Estacionamento é algo imprescindível no seu ramo? Responder corretamente essas perguntas é fundamental para que você escolha um local que realmente atenda as suas necessidades e dos seus clientes.

Se você trabalha sozinho, por exemplo, como designer, e não precisa receber clientes com frequência, talvez deva considerar com cuidado a possibilidade de fazer “home office”, pois dessa forma você evitaria custos adicionais, como por exemplo aluguel de um espaço e locomoção. Se, por outro lado, você pretende abrir uma loja, deve analisar muito bem o ponto no qual você pretende se instalar para verificar fatores como o fluxo de pessoas que passa por lá, facilidade de acesso via carro e transporte público, presença de estacionamento, valor do aluguel, dentre outros.

II. Tamanho da sua Equipe

Se você trabalha sozinho, pode pular esse tópico e ir para o próximo, afinal, você tem de se preocupar apenas com você. Se, no entanto, você precisará de uma equipe para lhe auxiliar, como por exemplo secretária, sócios e funcionários, você deve prestar muita atenção à localização e ao tamanho do espaço.

A localização é importante para facilitar o percurso de seus funcionários. Uma empresa que apresente acesso ruim, por exemplo, terá dificuldades até de encontrar profissionais que aceitem o trabalho. Ou podem ter funcionários com um fraco rendimento por conta da dificuldade de chegar e sair do local.

No que diz respeito ao tamanho, procure um local que seja capaz de abrigar com conforto toda a sua equipe. Colocar muitas pessoas em espaços pequenos pode fazer com que o rendimento caia e que atritos comecem a surgir na equipe.

III. Vizinhança

É bem possível que quando falamos de vizinhança você automaticamente pense em quantidade de pessoas e taxa de criminalidade. Apesar desses fatores serem importantes, contudo, não é exatamente disso que estamos falando, mas sim do tipo de empresas que estão ao redor.

De fato, é muito importante instalar-se em locais que estão próximos de empresas que são chamarizes, como por exemplo mercados e shoppings.

Prefira também locais que estejam próximos de empresas renomadas – mesmo que sejam seus concorrentes. Você pode não acreditar, mas isso fortalece o conhecimento de sua marca.

Concentrar diversas lojas em um mesmo local, aliás, é uma estratégia antiga dos norte-americanos, que acostumaram-se a criar pequenos centros de compras em suas cidades, nos quais as pessoas encontrarão lojas de diferentes tipos, como por exemplo mercado, cabeleireiro e farmácia.

A vantagem dessa estratégia é justamente motivar as pessoas a irem as compras, fazendo com que elas possam resolver diversas pendências de uma única vez.

Independente de qual seja o local que você irá escolher para abrir a sua empresa, na hora de projetar e mobiliar o seu espaço conte com a RS Design. Somos especializados em mobiliário corporativo, possuindo um portfólio amplo e completo!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>