Como encontrar o candidato para a vaga na sua empresa

candidato

Albert Einstein, uma das mentes mais brilhantes do século XX, costumava dizer que se você julgar um peixe por sua habilidade de subir em árvores, passará a vida toda acreditando que ele é estúpido. Apesar de tal frase parecer estranha em um primeiro momento, Einstein tinha um objetivo muito claro e simples ao proferir essas palavras: ressaltar a sua crença de que no fundo todos são geniais, desde que avaliados e julgados corretamente.

Com essa frase em mente, fica ainda mais claro o quão importante é o processo seletivo de uma empresa. Sem dúvida, selecionar o profissional que irá ocupar uma determinada vaga é uma tarefa séria, que não deve ser levada de forma leviana, seja para garantir o bem-estar do contratado, que estará desempenhando uma função adequada ao seu perfil, como a satisfação da empresa, que poderá contar com um profissional que seja capaz de agregar valor.

Auto-exame, o primeiro passo

Parece óbvio, mas ainda assim vale a pena dizer: se você quer contratar um bom profissional, a primeira coisa que você deve fazer é avaliar o cargo que está disponível e ver o que, exatamente, você espera da pessoa que irá ocupá-lo. Ao fazê-lo, no entanto, cuidado para não cair no erro de criar um perfil inalcançável em sua cabeça, que não possa ser preenchido por nenhum candidato – esse, aliás, é um erro comum, já que muitos gestores e administradores visualizam um funcionário que beira a perfeição, o que leva apenas a desgosto, decepção e perda de tempo.

Procure em fontes confiáveis

Se você quer encontrar bons candidatos, procure boas fontes. Muitas empresas, quando decidem buscar um funcionário caem no erro de procurar a opção mais barata de RH ou serviço de agenciamento, recebendo, desta forma, uma enxurrada de currículos incompatíveis ao perfil da vaga. Nessa hora, portanto, nada de fazer economias insensatas.

Avalie o candidato à fundo

Ao avaliar um candidato, é importante conhecer as suas habilidades e competências técnicas, porém e ainda mais relevante é conhecer a pessoa por trás de tudo isso. Para tanto, procure fazer perguntas que o ajudem a entender aspectos como o objetivo de vida da pessoa, quais os seus sonhos, quais crenças, que causas defende, de que forma gosta de trabalhar, qual seu tipo de relacionamento familiar, dentre uma série de outras coisas.

Tenha calma, paciência e prudência

Quando temos uma vaga para preencher, é natural que sintamos uma certa urgência para fazê-lo. Tal urgência, no entanto, pode levá-lo a avaliar mal os candidatos e tomar uma decisão equivocada. Assim, procure agir sempre com muita calma e atenção durante esse processo.

Invista na criação de um ambiente corporativo atraente

área-de-café-RS-Design

Área descontraída de café ao lado de sala de reuniões, com projeto de mobiliário corporativo da RS Design.

Se você deseja atrair candidatos que estejam dispostos a trabalhar em sua empresa por anos e se dedicar verdadeiramente, você precisa criar um ambiente e uma cultura corporativa que sejam atrativos, sendo capaz de cativar o funcionário e fazer com que ele esteja disposto a se empenhar para estar ali. Para tanto, vale investir na reorganização do espaço de trabalho; crie ambientes mais despojados e menos formais, com salas que estimulem o ócio criativo e trabalhos colaborativos – esses ambientes, aliás, são o triunfo de grandes empresas, como Apple, Pixar, Facebook e Google, por exemplo, que possuem espaços que estimulam a criatividade, a intereção e o bem-estar.

É claro que você não precisa fazer um escritório todo informal se o seu tipo de negócio exije um pouco mais de seriedade. O importante é alinhar os ambientes com o tipo de trabalho a ser realizado, e sendo possível, criar algumas áreas de descompressão para os funcionários.

Tudo começa com um bom projeto de mobiliário corporativo que irá avaliar a cultura da empresa, o tipo de negócio, como melhorar o fluxo de trabalho e como criar espaços que produzam efeito positivo no comportamento das pessoas.

Isso será a diferença entre ter móveis de escritório na sua empresa e ter um projeto de mobiliário com espaços atrativos e estimulantes que vão fazer com que as pessoas queiram trabalhar na sua empresa e fazer parte da cultura da sua marca.

Conte com a RS Design

Na hora de repaginar e modernizar a sua empresa, é importante parar, olhar tudo o que não está funcionando e substituir por soluções que tragam bem-estar para os funcionários e consequente retorno para o seu negócio.

Conheça um pouco mais sobre nosso serviço de remanejamento de escritório, que visa transformar os ambientes da sua empresa, para muito melhor!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>