Como conquistar o respeito de seus funcionários

Como conquistar o respeito de seus funcionários
Conquistar o respeito da sua equipe pode parecer uma tarefa fácil na teoria, mas na prática não é tão simples assim.

Existem diversas orientações de comportamento, das mais simples às mais complexas para quem quer ser um líder respeitado. São atitudes que precisamos implementar em nossa conduta para conquistar a admiração das pessoas que estão ao nosso redor.

Separamos aqui algumas das principais instruções retiradas de estudos comportamentais para àqueles que buscam ser um líder exemplar:

  • Demonstre confiança: muitos em posição de chefia têm dificuldade de passar a sensação de segurança. É importante acreditar no trabalho, nos propósitos da empresa e mostrar isso para a equipe.
  • Demonstre gosto pelo que faz: pessoas são comovidas e motivadas quando o chefe manifesta que realmente acredita naquilo em que atua. Líderes apaixonados geram admiração e, consequentemente, seguidores.
  • Seja parte da equipe: talvez a dica mais importante, pois é assim que se conhece a fundo a equipe de funcionários e se descobre que estímulo usar com cada um. Conhecer aqueles que estão trabalhando para você é fundamental para que se crie uma relação mútua de confiança, buscando sempre ser um exemplo para que, assim, obtenham-se os resultados desejados.
  • Desafie a equipe: muitos acreditam erroneamente que desafiar seus funcionários gera uma imagem negativa. Pelo contrário, desafios bem aplicados geram resultados e aumentam a autoestima do time, que acaba por reconhecer os méritos do líder. Mas cuidado – desafiar demais acaba por causar o efeito contrário, desmotivando a equipe.
  • Saiba escutar: é essencial para o desempenho do funcionário que ele se sinta parte da equipe. Se suas orientações não estão sendo acolhidas, provavelmente isso se deve a problemas de comunicação.
  • Dê feedback: além de escutar o seu funcionário, fale sobre o trabalho que ele está executando, mostre os pontos positivos e onde ele pode melhorar. Demonstre verdadeiro interesse pelo desempenho da equipe.
  • Mantenha um bom ambiente de trabalho: tenha à disposição de seus funcionários um ambiente de trabalho agradável, bem organizado e estruturado. Ou até mesmo com áreas mais descontraídas e informais para estimular a criatividade. Isso indica que você demonstra preocupação com o bem-estar da equipe. Um bom projeto de mobiliário corporativo irá considerar o espaçamento adequado no layout das mesas e cadeiras, com espaços humanizados e áreas de descompressão, além dos móveis ergonômicos e confortáveis. Isso fará a diferença na motivação da equipe e por consequência, no resultado do negócio.

Se precisar de consultoria para o seu projeto de mobiliário corporativo, pode contar com a RS Design.

Melhorar o clima de trabalho, criar espaços mais interativos e até mesmo transformar as pessoas são algumas vantagens de um projeto de mobiliário elaborado com análise de cada necessidade, de cada cliente.

Por isso, cada projeto é único. Feito para cada empresa, para cada tipo de atividade.

Afinal, são 25 anos de RS Design e muitos projetos corporativos desenvolvidos, montados e aprovados.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>